2012/10/22

Amazon Apaga Kindle Remotamente


A tecnologia é algo que todos apreciamos e que nos simplifica bastante a vida. Mas, há todo um mundo de relatos de verdadeiro horror, de pessoas que vêem o seu mundo virado de pernas para o ar quando esta tecnologia que lhes deveria simplificar as vidas faz precisamente o oposto.

Muitos são os casos de utilizadores "queimados" pelo Paypal, que perdem o acesso ao seu dinheiro... Mas hoje, o caso é de livros. Livros digitais da Amazon e do seu Kindle.

Uma leitora descobriu que o seu Kindle foi apagado remotamente e que todo os livros que tinha comprado desapareceram.
Actualização: afinal parece que não houve apagamento remoto, mas sim que o Kindle estava avariado, e que depois a reparação terá despoletado toda esta situação.

Quando contactou a Amazon para saber o que se tinha passado, a única resposta que obteve foi a de que a sua conta tinha sido relacionada com outra conta que tinha sido encerrada por "abuso", e que dentro dos direitos da Amazon de recusar o serviço a qualquer pessoa e o cancelar a qualquer momento, também ela tinha ficado com a conta encerrada.

Outros emails se seguiram, com a leitora a tentar descobrir a que tal se deveria: de quem seria a tal conta "relacionada". Mas a resposta monocórdica mantevê-se, com a recomendação de que encontrasse outra "loja" onde pudesse continuar a fazer as suas compras.

Ok, podemos imaginar que a Amazon, na sua infinita sabedoria, poderá ter detectado que este leitora, ou alguém "relacionado" terá efectivamente abusado de alguma coisa, e que terão motivos para fazer o que fizeram... Mas... e se não for esse o caso?

E se isto for apenas algo que poderá acontecer a qualquer um - e que depois, tal como ela, nem sequer se conseguirá tirar a limpo para saber como ou porquê? (Ou, em caso extremo, com a mera explicação de que estão no seu direito de o fazer, porque "lhes apeteceu"!)

Actualização: parece que afinal, o "abuso" foi a leitora ter usado uma morada em Inglaterra para poder comprar os livros ingleses a partir da Noruega!


Neste caso estamos perante um Kindle e os livros que lá estavam, mas imaginem que também lá tinham comprado as vossas Apps, e filmes, e músicas... e que de um dia para o outro descobriam que todo o investimento que tinham feito ao longo de anos, tinha desaparecido?

São situações preocupantes, e que se tornarão cada vez mais frequentes e gravosas à medida que vamos acumulando todo o tipo de compras digitais nestes serviços online (como se não bastassem já as preocupações com a longevidade destes serviços, e sabemos se daqui por 10 ou 15 ou 20 anos ainda por cá estarão).

Não quero insinuar que a Amazon será melhor/pior/igual aos restantes serviços online, mas o que sei é que comprar livros lá... só se forem em papel! Que assim não poderão mudar de ideas e apagar-me os livros quando lhes apetecer!

3 comentários:

  1. Então se um utilizador morar na Inglaterra, depois for um ano para a Itália, outro para a Alemanha, mais seis meses para Antártida, e decidir passar a viver nos Estados o Unidos arrisca-se a ter de comprar tudo outra vez??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nem me faças falar do serviço Xbox Live, que depois de também te teres registado num país, nunca mais te permite mudar! (Como se as pessoas não pudessem mudar de país ao longo da sua vida). E obrigando a:
      1) abandonar a contar e criar uma nova (e perder tudo o que tinham)
      2) ter que andar a arranjar formas malucas para poder fazer os pagamentos como se estivessem no país original...

      É obsceno esta treta dos "países" em pleno séculos XXI.

      Eliminar
  2. Viva

    Bem vindo à realidade das World-Masters...

    ResponderEliminar