2012/10/02

Como Corrigir o Bug dos Contactos no iPhone

Lembram-se das minhas aventuras com um estranho bug desde actualizei o iPhone para o iOS 5, e que fazia que alguns contactos, de forma aparentemente aleatória, não exibissem o nome quando me ligavam ou mandavam mensagens, mas apenas o seu número de telefone de contacto?

Sim, era um verdadeiro regresso ao passado - só o meu primeiro telemóvel fazia disso - e não tinha piada nenhuma receber um toque ou uma mensagem sem se saber quem era.
(O truque que entretanto tinha descoberto para "dar a volta" ao assunto consistia em fazer uma chamada para o número em questão, altura em que o nome do contacto passava a surgir, e cancelar imediatamente de seguida - algo que, convenhamos... não é lá muito admissível em pleno século XXI.)

No entanto, fazia parte da minoria, nenhum dos meus amigos com iPhones e iOS tinha ouvido sequer falar deste problema, e apenas mais uma meia-dúzia de pessoas se queixava do mesmo nos fóruns da Apple. E, por puro comodismo, o tempo foi passando, e eu não me chateei muito mais com isso - felizmente, era coisa que afectava apenas 10-15% dos meus contactos...

Mas finalmente... está o assunto resolvido!


Depois de muito tempo sem respostas, alguém deu sinal de vida nos fóruns com a sugestão de que, no caso dele, ficou o assunto resolvido activando a sincronização dos contactos via iCloud, e sugerindo-me fazer o mesmo.

Ora... no meu caso, isso já estava activado. Mas, uma vez que já estava numa de "ou tudo ou nada", achei que não perdia nada em tentar a velha fórmula do desliga e volta a ligar:

  • desactivar contactos no iCloud... (ele pergunta se queria apagar os contactos no iPhone, eu disse que não)
  • re-activar contactos no iCloud... (e ele diz que vai fazer o merge de tudo)


Não estava com grandes esperanças de que fizesse alguma coisa, mas o que é certo é que... RESOLVEU O PROBLEMA! As chamadas e mensagens de contactos que apareciam com números passaram a exibir os nomes respectivos, e... pronto... finalmente tenho um iPhone que faz aquilo que qualquer telemóvel de 10€ sempre fez sem problemas. ;P

9 comentários:

  1. Até que enfim que resolveste isso Carlos, acho que já estava a ficar farto de te ouvir falar disso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tão farto como eu a olhar para os números de quem me ligava... :)

      Eliminar
    2. Comigo acontece-me uma que ainda não percebi.... Por vezes recebo chamadas de um numero que se apresenta com o nome "BLOQUEADO". Ainda fui ver aos contactos se tinha algum contacto com esse nome, mas não. Não faço ideia porque acontece isto. Alguém que esteja a ler isto e saiba o porquê que diga algo, agradeço desde já !

      Eliminar
    3. São números... bloqueados! :)
      É normal aparecerem de empresas que usam números de saída que não aceitam "chamadas" de volta, etc.

      Eliminar
    4. Ahhh ! Obrigado Carlos!

      Eliminar
  2. Eu desativei por completo os contactos no icloud. Há alguma vantagem em os ter lá uma vez que os sincronizo via exchange com o Gmail. não consegui pensar em nenhuma por isso tirei para evitar confusão. Mas se alguém souber de alguma sou todo ouvidos :)

    ResponderEliminar
  3. @Carlos Martins fico com a sensação que há mais gente a sincronizar os contactos via Gmail do que via iCloud.
    Talvez pela facilidade de edição online. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o iCloud é muito mais simples de usar online - mas, admito que sou suspeito, pois mesmo antes de haver iCloud nunca me consegui convencer a dar uma oportunidade ao Gmail... sempre achei aquilo uma verdadeira confusão a nível de gestão dos contactos.

      Eliminar
    2. No gmail dá para fazer merge aos contactos duplicados.
      Para quem tem interesse em colocar fotos nos contactos o Picasa (desktop) identifica as caras das pessoas e é possível de forma fácil sincronizar essas "caras" com os contactos do gmail.
      Giro, funciona e até aparece nos emails do exchange no iPad, para além das chamadas do meu android claro. :)

      Eliminar