2012/10/31

Nem a TDT escapa à Corrupção?

A TDT volta a estar no centro das atenções, e novamente... é pelos piores motivos. Como se as críticas das povoações que têm ficado esquecidas, sem cobertura decente do sinal digital, não bastassem; surge agora uma tese que põe o "dedo na ferida" e aponta falhas graves a todo o processo de conversão para a Televisão Digital Terrestre.

Falhas que até sugerem que haja indícios de corrupção em todo este processo.
Actualização: a PT já reagiu e promete levar o investigador a tribunal para defender o seu nome.

O que sei é que logo desde o início que a coisa foi bastante mal contada: eu próprio fiquei chocado com os anúncios iniciais, que insinuavam que quem não pagar vai ficar sem TV.

Também inegável foi o crescimento explosivo que a MEO teve neste período, de 185% - valor bastante expressivo quando comparado com o dos operadores concorrentes (Cabovisão, com 5.5%; e ZON com apenas 0.37%).

Interesses e corrupções à parte, o que é certo é que a TDT em Portugal é uma autêntica palhaçada! Para que vê televisão (e vamos esquecer por momentos aqueles que também gostariam de ver, mas agora não podem por não terem cobertura) como se admite que sejam apenas disponibilizados os 4 canais "de base"?

Uma das vantagem da TDT é permite a transmissão de muitos mais canais, e por isso - no mínimo - poderia exigir-se que estivessem lá igualmente disponíveis os restantes canais públicos, como a RTP Memória/África/Açores/Madeira/etc. e também os canais noticiosos como a SIC Notícias.

Bastaria olhar para o exemplos em Espanha e França, onde entre as dezenas de canais que a TDT permitiu distribuir, se encontram até canais de filmes e séries... que por cá já nem se imaginariam ter.


Por mim, continuo a aguardar pelo dia em que um dos grandes operadores tenha a coragem de fornecer uma ligação "só de internet" a velocidades decentes, e desvinculada da chamada oferta triple-play, que nada mais é que um verdadeiro "remendo" para justificar preços mais elevados. É que estar a pagar por minutos ilimitados a que não se dá uso, e a centenas de canais que não se vê, apenas para se ter internet decente, fazer uma chamada ocasional, e ver apenas 1 ou 2 canais que realmente interessam... é coisa que me parece que não vá ser sustentável por muito mais tempo - especialmente no panorama de crise económica que o país atravessa.

Talvez a internet via 4G venha a ser a solução? Se oferecerem um plano de dados verdadeiramente ilimitado, poderá ser uma boa opção (para quem estiver numa zona com boa cobertura).

18 comentários:

  1. Fogo, alguma vez tiveste alguma dúvida que foi corrupção pura e dura todo o processo?

    Acho que não se pode concluir outra coisa, olhando para todo o conjunto de opções tomadas.

    PS: Eu assisti em vários locais muitos vendedores da meo e afins a enganar as pessoas deliberadamente para porem meo, e não tenhas dúvidas que por muito que neguem isto teve indicação superior, tal como a completa falta de informação dada à população geral durante anos e quando deram foi aquele anuncio vergonhoso que referiste.

    ResponderEliminar
  2. Pior ainda é a qualidade da mesma. É que não se vê um pe*do naquilo. O que vale é que aderi a Sapo Fibra e só pago pelo telefone e internet mas consigo ver televisão à mesma. Bendito ONT.

    ResponderEliminar
  3. Isto infelizmente não é novidade e tenho aquela suspeita que a PT ficou com a TDT por ter permitido ao estado ficar com o fundo de pensões... ou seja, toma lá dá cá. Já não me irrito por ter apenas 4 canais, nos impostos comparam com outros países mas nas mordomias...

    "Por mim, continuo a aguardar pelo dia em que um dos grandes operadores tenha a coragem de fornecer uma ligação "só de internet" a velocidades decentes, e desvinculada da chamada oferta triple-play, que nada mais é que um verdadeiro "remendo" para justificar preços mais elevados. É que estar a pagar por minutos ilimitados a que não se dá uso, e a centenas de canais que não se vê, apenas para se ter internet decente, fazer uma chamada ocasional, e ver apenas 1 ou 2 canais que realmente interessam... é coisa que me parece que não vá ser sustentável por muito mais tempo - especialmente no panorama de crise económica que o país atravessa."

    Há quanto tempo isto é assim? já lá vão uns anos... até hoje nada mudou! Queres internet rápida? então levas com tv e telefone. Já tive MEO... hoje tenho ZON, a velocidade é sem dúvida muito boa, mas dispenso o telefone e os canais. Estou a tentar arranjar uma alternativa mas está complicado, mais não seja uma pen de banda larga e o tarifário mais baixo (que hoje em dia é ilimitado mas com limite de velocidade, sempre é melhor do que nada) e fico servido, sem zons e meos com contratos de 2 anos que é ridículo face aos preços praticados.

    ResponderEliminar
  4. Para aquelas pessoas que so querem net a zon ja tem um serviço com os 4 nacionais e net 12 megas por 14,99.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me referia a "ter net", referia-me a ter um pacote só de internet de 50 ou 100Mbps. :)

      Eliminar
    2. a oferta da Zon de net 12MBps seria uma boa proposta mas ao que parece é mais uma fantochada: pelos telefonemas que fiz para a Zon parece que não há nenhum local onde esta oferta esteja disponível... (nem 12Mbps quanto mais 50...)

      Eliminar
  5. Net 12 megas... :-( já reduzi para net 24, menos do que isso não (por causa do UPLOAD). Há ANOS e anos que tento ter APENAS um serviço de internet... que me interessa a TV? ZERO, e o telefone? ZERO (já tenho um VOIP adapter parado pronto para isso).

    ResponderEliminar
  6. Eu vou tentar resumir o meu post: já vivi em Espanha por vários anos e eles conseguiram com um excelente e eficaz MPEG-2 (desde pelo menos há 8 anos) emitir uns 26-32 canais por região autónoma, isto com imensos filmes americanos a terem também legendas (opcionais, seja via suporte Teletexto, seja via DVB Overlay) e DUPLA faixa de som (Dobrado e original, selecionaveis). Como se não bastasse os aparelhos já são desde o inicio super baratos. Agora coexistem MPEG-2 (SD) e MPEG-4 (HD) com uns 4-6 canais em HD.

    Em Portugal a história é sempre de "rico e corrupto" (excelente título para um filme): lançam tarde e a más horas; caríssimo sistema MPEG-4 (e consequentes aparelhos caros) para..... 4 canais???; 1 canal sempre a preto; cobertura ridícula; pouca e má informação. Isto porquê? Porque claramente, como disseste, fomentar o desespero e idas para serviços de cabo.

    Como sempre Portugal...surreal.

    ResponderEliminar
  7. Já tinha conhecimento desta tese há algum tempo quando houve um debate na rtp sobre este tema com este investigador.
    Podem ver aqui http://www.youtube.com/watch?v=aAVevFx5v44
    É vergonhoso o que se faz em Portugal. É por muitas como esta que o país está como está.

    Cumps

    ResponderEliminar
  8. Somos um país de trapaceiros e chico-espertos... Infelizmente!

    ResponderEliminar
  9. Viva

    Eu tive, alguns anos, SÓ internet via ADSL da PT.
    Foi uma lei do tempo do "hummmm-portanto-2-contos-em-Euros-hummmm..." A. Guteres.
    Logo que saiu, acabei com o telefone e a linha ficou só para ADSL, deixando de pagar o aluguer da mesma. Depois fui para o estrangeiro, e quando voltei já me obrigaram a ficar com telefone...

    Que eu saiba essa lei ainda existe, os Sapos é que obrigam a meter telefone $$$..., acho que vou voltar a procurar se a dita ainda está em vigor...

    ResponderEliminar
  10. A quando da transição para a TDT, os call center da MEO fartava-se de ligar para casa e vieram mesmo dois angariadores tocar à campainha, a anunciar que "para se ver televisão tinha de se pagar"! "Que a TDT obrigava a mudar de antenas, obrigava a um descodificador por televisão e que mesmo assim podia ter mau sinal o que obrigava a outros gastos"... "E a MEO prometia que a instalação era gratuita e tinha mais canais e a um preço acessível! Está claro que os mandei à merd@!! A TDT foi mais uma forma de alguém ganhar muito dinheiro de uma maneira "legal" e "transparente"!

    ResponderEliminar
  11. É lamentável que isto possa acontecer, quando toda a gente já percebeu que todo este processo da TDT sempre foi feito através da corrupção, agora que alguém meteu o dedo na frida, ameaçam-no com um processo em tribunal, é incrivel o que é possivel acontecer neste país.

    ResponderEliminar
  12. onde esta esse link da zon de 12 megas... baratinho ?

    n encontro, eles têm lá um
    IF cliente zon
    n mostres mais barato :)
    ELSE
    mostra até valores abaixo de zero :)

    ResponderEliminar
  13. José Ribeiro, dedo na "Frida" parece-me bem se estivermos a falar da senhora Kahlo :)

    ResponderEliminar
  14. Eu adorava poder pagar por exemplo 15 euros para ter 20 canais pagos como a sic noticias axn, FOXs, discovery, etc chegava bem.

    Foram estes canais pagos que a PT ganhou também em concurso e achou por bem não prestar o serviço. Parece-me haver um chocante conflito de interesses. Havia outro concorrente interessado neste serviço mas perdeu para a PT. Eu por exemplo por esse preço (especulado por mim) acabava imediatamente com a TV por cabo/fibra.

    ResponderEliminar
  15. Amigos, este país é fantástico para as grandes empresas (coitadas das PME´s e dos privados), onde eles manipulam tudo para conseguirem explorar as pessoas. Os "grandes" são as cabeçonas super inteligentes (leia-se "vigarista chico-esperto"), e o resto do "povinho" mentes vazias manipuláveis. Pena que os juízes estejam todos comprados pelo primeiro grupo, senão as cadeias Portuguesas estariam cheias de "cabeçonas super inteligentes" (vigarist...coff coff).

    E depois ainda dizem: ahhhh o dinheiro foi todo ao ar, ahhhh os accionistas de bancos forraram-se todos de dinheiro mas agora deu o PUUUM e o privado é que ficou sem ele, ahhhhhh entao toca a pedir ajuda externa e o "povinho" que pague com desemprego e impostos altos. Os outros grupinhos de vigarist...cabeçonas super inteligentes é que são intocáveis (e curiosamente os nossos bons operários e as verdadeiras cabeçonas superinteligentes é que fogem do país).

    ResponderEliminar
  16. PT e ANACOM anunciaram a intenção de proceder criminalmente contra Sérgio Denicoli, por considerarem aquelas conclusões da tese injuriosas e difamatórias.
    Podem assinar a petição de apoio ao Dr. Sérgio Denicoli

    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N31407

    ResponderEliminar