2012/10/30

Os Windows Phone 8 prestes a Chegar


A Microsoft já apresentou os seus novos Windows Phone 8, no mesmo dia em que o Google teve o seu evento Android cancelado devido ao furacão Sandy (mas que mesmo assim nos apresentou os novos Nexus). Cá em Portugal a apresentação destes Windows Phones será para a semana (e nós vamos lá estar, como não podia deixar de ser! :)

Quanto aos equipamentos, a MS referiu os Nokia Lumia 920, 822, 820 e 810; o Windows Phone 8X e 8 S da HTC, e os ATIV da Samsung. Estranhamente, a Huawei parece ter ficado de fora da "festa" à última hora.


Mas, olhando para a parte que interessa, o Windows Phone 8 traz aquilo que já se esperava: as Live Tiles e Live Apps, que permitem ter informação dinâmica no ecrã sem ser necessário entrar na App; a zona Kid's Corner, que permite passar o telemóvel a um filho (ou amigo) sem preocupações de que possam apagar algo de importante ou fazer compras ou chamadas por acidente, e com acesso a apenas um grupo restrito de apps que se deseje; Rooms para uma gestão simplificada dos grupos de amigos; Data Sense, para uma gestão mais eficiente do tráfego de dados, com o equipamento a poder "poupar" no uso de dados quando nos aproximamos do limite de tráfego mensal, adiando certas operações para quando tem uma rede WiFi disponível, por exemplo; Wallet e NFC, para os inevitáveis pagamentos electrónicos (que continuo a dizer que já irão a algum lado quando *todos* se sentarem a uma mesa e concordarem num formato standard multi-marca/plataforma), e diversas outras coisas, como o Skype. (E claro também o novo MS Office.)

O Windows Phone 8 parece-me ser uma excelente alternativa ao iOS e Android, e acredito que venha a crescer bastante nos próximos meses, tornando-se mais apetecível para que os developers comecem a criar mais Apps de qualidade.

Mas... há agora um entrave que se agravou ainda mais com a chegada do Nexus 4 a $299: os preços dos equipamentos! Penso que será desnecessário dizer o que acontecerá a qualquer Windows Phone 8 que chegue até nós com preço superior a isso... E mesmo os mais baratos, não me parece que tenham relação custo/benefício que lhes permite competir com este último Nexus do Google. Mas, falta ver a que preços as marcas e a MS pretenderá vender os novos equipamentos cá em Portugal - e ver até que ponto o "público" valoriza a plataforma e não apenas o hardware dos equipamentos.

Contrariamente ao habitual, estes Windows Phone 8 irão estar disponíveis na Europa já a partir deste fim-de-semana, chegando aos EUA só para meados de Novembro.

5 comentários:

  1. O problema é que o preço do Nexus 4 não é real, a Samsung a Apple a Nokia mesmo a própria LG que frabrica o aparelho não vai oferecer um telemóvel com as mesmas capacidades desbloqueado aquela preço, o Nexus 4 é na verdade um produto realmente a parte e no que toca a maior parte do Portugueses um produto irrelevante pois não vai estar nas lojas dos operadores, por isso os Windows Phones só se tem de preocupar em ser competitivos com o IPhone e outros Androids que não o
    Nexus 4.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O preço não é real? Gostei dessa.

      Eliminar
    2. Bom claro que é real para o consumidor, e se eu estivesse para comprar um smartphone nesta altura até era provável ir para o nexus 4, mas não é um preço que outros que outros fabricantes possam oferecer realmente para um produto daquela qualidade sem os operadores participarem.

      Eliminar
  2. O Windows 8 não passa de um Vista em mosaicos tacteis! Bem feios por sinal

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar