2012/10/11

Ubuntu passa a ter o "Preço que acharem Justo"


Uma das grandes vantagens que normalmente é utilizada quando se fala de distribuições Linux como o Ubuntu para incentivar amigos a que o testem, é: é gratuito!

E a verdade é que, para além de todas as outras vantagens que o "Linux" oferece, o facto preço é realmente um dos principais responsáveis que fazem com que muitos o experimentem - e depois possivelmente, o passem a adorar.

No entanto, não se pode viver do ar, e também a Canonical - responsável pelo Ubuntu - tem sentido dificuldades. Dificuldades essas que levaram a que o Ubuntu tenha agora uma página de donativos recomendados, onde cada pessoa será convidada a pagar "aquilo que achar justo".



Trata-se de um sistema que já tem sido utilizado em vários outros produtos (como os Humble Bundle) e que permite também que discrimimem precisamente para onde querem que os vossos euros/dólares sejam destinados. Por exemplo, poderão especificar que querem que a Canonical dê maior atenção à optimização do Ubuntu para jogos; ou apoiar as versões para smartphones e tablets; etc.

(Isto faz-me imaginar que seria bastante interessante podermos ter igual controlo sobre o destino dos nossos impostos! Mas isso seria outro assunto...)

Não me parece que esta sugestão de donativo vá prejudicar o Ubuntu ou os seus utilizadores, que poderão continuar a colocar "zero" em todas as caixas e ter acesso ao Ubuntu gratuitamente - ou optar pelo máximo de $1000 dólares que o sistema possibilita, caso vos tenha saído o Euromilhões - mas certamente irá sensibilizar os utilizadores para que mesmo o software gratuito... pode ter preço.

3 comentários:

  1. Podia ter uma página. Uso o mint e gostava de ajudar, pois é a base do meu sistema operativo.

    ResponderEliminar
  2. A Free Software Fundation não só apoia, como incentiva, o comércio e o lucro do software livre. Acho justo uma colaboração mínima.

    ResponderEliminar
  3. Só queria saber se isso vai aumentar a participação dos usuários na escolha do que será incluído no sistema. A inclusão "na marra" do Unity e a retirada do Kubuntu/Lubuntu/Xubuntu não agradou nem um pouco...

    ResponderEliminar