2012/11/03

A Força da Inércia [Curiosidades]


Já tiveram que empurrar um carro avariado? Certamente já se interrogaram porque motivo têm que fazer imensa força nos primeiros momentos, mas mal o carro começa a andar a tarefa fica bastante mais fácil?

Porque será que pôr o carro em movimento custa tanto? O peso do carro é o mesmo, que esteja parado ou movimento, e ninguém está a fazer forca no sentido contrário.... Logo, o que o faz parecer "mais pesado" naquele momento inicial?

A explicação é bem simples e se poderão gostar de saber que é a mesma que permite fazer aquelas célebres "magias" de remover uma toalha de mesa rapidamente, deixando os pratos, copos e talheres que estavam sobre ele... imóveis.

Tudo isto acontece devido à inércia.

A inércia é a resistência que qualquer corpo apresenta a qualquer alteração à sua trajectória ou velocidade.
No caso de um automóvel parado que queiram empurrar, é a resistência que irão sentir para o colocar em movimento. E da mesma forma, é a inércia que faz com que os automóveis necessitem de travões; pois quando estão em movimento, mesmo que deixem de pisar o acelerador, o automóvel terá o desejo de continuar em frente à mesma velocidade (embora desacelerando devido às forças de atrito, como a resistência do ar, do rolamento dos pneus, etc.)

No caso de uma toalha com pratos sobre uma mesa, o movimento súbito de retirar a toalha faz com que esta seja capaz de vencer o atrito que tem com os objectos e com a mesa - mas deixando que a inércia desses objectos (que estando parados, têm o "desejo" de continuar nesse estado) os deixe imóveis como que por magia.




[Por Pedro Cabido]

4 comentários:

  1. Boas tardes, tenho vindo a deparar-me nos ultimos tempos com estas pequena rubricas de "curiosidades" e tenho que dar os parabéns, como estudante universitário de engenharia algumas delas estudo as a fundo, mas é óptimo ver como são aqui dadas com ligeireza mas sem perderem o cerne da informação. Óptimo trabalho, mesmo muito bom, conseguem dar alguma física sem a tornarem massadora, muito pelo contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Muito bom :) Faltou só dizer que é uma das 3 leis de Newton ;)

    ResponderEliminar