2012/11/28

Codebits 2012


É incrivel como o tempo que se passa no Codebits passa a voar. Quase sem se dar por isso, três dias passaram, dezenas de apinhadas apresentações e concorridos workshops se fizeram, e muita - mesmo muita - boa disposição e convívio se disseminou entre todos os que por cá estiveram. Infelizmente, também as coisas boas terminam, e no momento em que escrevo isto já estaremos em fase de countdown para a próxima edição do Codebits... que em 2013 será em dose dupla e simultânea, pois para além do "nosso" Codebits, iremos ter também um Codebits no Brasil (mas, falaremos disso lá mais para a frente).

Depois de já vos ter contado como foi o primeiro dia, resta então contar o que se passou a seguir, e também tentar dar-vos uma ideia do que é "estar no Codebits"... Mas se só querem espreitar o vídeo, não vos impeço de saltarem já para o final. ;P




Foi com muito agrado que recebi o convite para mais uma vez estar presente no Codebits de forma "oficial". Ainda me relembro perfeitamente da primeira vez que me falaram do Codebits e de que deveria ir. Confesso que fiquei bastante intrigado sobre o que se passaria em tal evento, já que quase ninguém me conseguia explicar concretamente de que se tratava: tem apresentações, tem oradores convidados, tem desafios de programação, e muito mais. Coisas que no "geral" todos sabemos o que são... mas que não é fácil conseguir transpôr para a realidade se não se tiverem referências prévias.


O que é certo é que o Codebits tem uma identidade própria e espírito único que (infelizmente para quem não pode lá estar) é praticamente impossível descrever, por mais que se tente. Por vezes faz-me recordar as regras do filme "Fight Club", mas de forma diferente: em vez de se tratar de um "The first rule about Codebits is you don't talk about Codebits", será mais do estilo "por muito que se fale do Codebits, não há nada como estar no Codebits"!

Imaginava eu que o Codebits fosse apenas um local onde pudesse aprofundar algumas das coisas que me seriam úteis, tanto a nível profissional (em tópicos de programação, processamento de imagem, programação de alto-desempenho, por exemplo) como a nível de coisas de interesse pessoal, como as impressões 3D, domótica, electrónica, síntese musical, jogos de vídeo, etc.



Mas, nada me poderia preparar para tudo o mais que o Codebits é. Em que outro evento nacional podemos percorrer o espaço e dar de caras com Mitch Altman (não se preocupem que seria impossível não o reconhecerem, com o seu cabelo multicolorido e o seu sorriso persistente), Erik de Bruijm (um dos fundadores da empresa que fabrica a Ultimaker - impressora 3D), ou ainda Rob Bishop (um dos responsáveis  tem revolucionado o mundo com o seu Raspberry Pi)? E isto, claro, sem desrespeito por todas as outros que por lá passam.


Qualquer que seja o grupo ou área tecnologica em que se encontrem, é garantido que por lá vão encontrar muitas das pessoas com quem habitualmente conversam ou seguem por via digital. E nem será necessário referir toda a equipa do SAPO, pois cabendo a eles a realização deste evento de proporções únicas no nosso país, é também uma oportunidade única para se ficar a conhecer as pessoas por trás dos serviços que muitos portugueses utilizam no dia a dia.



Mas para além do factor social, o Codebits é um evento que promove a partilha do conhecimento, e um dos seus principais atractivos são as dezenas de apresentações feitas por oradores nacionais e estrangeiros. No Codebits há sempre apresentaçoes a decorrer em simultâneo, no palco principal e nos três palcos secundários - que este ano estavam envolvidos por futuristas "igloos" de protecção que serviam como o isolamento sonoro (e que resultaram muito bem). Para os que não conseguissem apanhar um lugar no seuinterior, era também possível sintonizar uma emissão de áudio em tempo real de todos os palcos, através do computador ou smartphone.

Um pequeno detalhes que ajudou a evitar confusões na movimentação de/para o palco principal foi a cortina separadora constituida por tubos cheios de água, e que assim permitiam que a mesma servisse com tela de projecção ao mesmo tempo que facilitavam a movimentação dos participantes de um lado para o outro, sem que fosse necessário "afunilar" por uma única entrada.

[uma dupla que dispensa apresentações: Nuno Barros e Luis Costa :]

As talks foram muitas e variadas, e neste Codebits pudemos ouvir coisas que foram dos Raspberry Pi aos... ovos moles (com direito a"beta testing" no final. ;) Quanto à qualidade, tivemos também enorme variedade - tanto é possível apanhar talks altamente instrutivas e inspiradoras, como outras onde se pode sair com uma sensação de desilusão. Mas, será talvez preciso ter em conta que numa apresentação onde o assunto abordado não nos traz nada de novo, o possa fazer para outros dos presentes com diferentes níveis de conhecimento. Ainda assim, poderá ser um pouco frustrante quando se criam expectativas baseadas na descrição das mesmas, que depois não vemos concretizadas. Talvez no futuro se possa implementar um qualquer sistema que permita uma melhor classificação das mesmas (talvez uma classificação de nível: básico, médio, avançado?)


Lá pelo meio, há ainda espaço para eventos que se vão tornando "clássicos" no Codebits: como a competição de segurança, o presentation karaoke, ou os míticos tacos nucleares. (E este ano tivemos também a exibição de um filme em jeito de ante-estreia, sobre o desenvolvimento de jogos "indie" - o que foi uma excelente ideia.)


Mas a par de tudo isto, decorrem também coisas mais sérias, como a competição de programação. Os participantes têm que se agrupar em equipas - muitas delas formadas no próprio local - idealizar um projecto, e têm apenas 48h para os concretizar. Pelo meio, terão que sobreviver à pré-avaliação do "temível" painel de jurados; e mais perto do final, serão sujeitos a nova pré-selecção para avaliar se estão em condições de apresentar o seu projecto no palco principal para a votação do público.



Tal como acontece com as talks, também os temas e qualidade dos projectos propostos são imensamente variados - desde "brincadeiras" a projectos com real interesse e boas perspectivas de se tornarem em negócios futuros. Cada equipa que sobe ao palco dispõe de 90 segundos para fazer a sua apresentação e tentar convencer o público a votar em si - e também esta apresentação é um ponto essencial que não pode ser descurada pelas equipas. Não faltam exemplos de bons projectos e boas ideias que depois se ficam pelo caminho ao falharem em transmitirem a ideia convenientemente - tal como o oposto: projectos "medianos" que criam imenso interesse devido a uma apresentação exemplar.


Os projectos premiados pela votação do público neste Codebits 2012 foram:

  • Konnect - dá uso a um Kinnect para reconhecer linguagem gestual e traduzi-la para texto
  • Memebits - um projecto que permite seleccionar um rosto e colocá-lo sobreposto num vídeo à escolha
  • e-putty - um pequeno saco moldável que permite modelar um objecto virtual em 3D a partir de interacções físicas
  • Floppy Guitar - um projecto que traduz as notas de uma guitarra para sons produzidos com drives de disquetes
  • Lost in the Maze - um labirinto físico e motorizado onde temos que guiar uma esfera até à saída, usando um smartphone e seus acelerómetros/giroscópios como controlador



Já os projectos escolhidos pelo júri:


  • Crowd Sound - permite que um grupo de amigos, numa festa ou outras situações, possam votar nas músicas que irão ouvir a seguir, de forma divertida (e usando um Raspberry Pi, como o que estamos a oferecer com a Inmotion :)
  • Fidelis - um sistema de análise de satisfação pós-venda, com um QR Code no talão os compradores poderão partilhar com o resto do mundo (e as empresas) as suas opiniões
  • Jaffs - os bombeiros do século XXI, equipados com GPS e sensores de temperatura que são depois enviados para os postos de comando que assim poderão ter uma visão em tempo real da situação no terrento.
  • Mobcast - sistema de apresentações em tempo-real, que contempla audiências diferenciadas (uns poderão estar a assistir à apresentação em português, outros noutras línguas) e com recolha do feedback dos espectadores para que o apresentador saiba qual o efeito que está a ter.
  • Mobckups - simplificar o processo de criação de partilha de mockups entre as equipas de design e os clientes


É sempre um pouco injusto não referir muitas das dezenas de outros projectos, a que as equipas se dedicaram de corpo e alma durante este Codebits... mas, não quer dizer que não venham a ter sucesso.

Um dos que me pareceu interessante e com muitas potencialidades de crescimento foi um projecto chamado Pokerchipz. Um projecto que permite criar um sistema de controlo de jogos de poker, bastando para isso que todos os jogadores visitem uma página web. Sem necessidade de registos e sem qualquer atraso, o sistema cria uma sessão independente para eles (cada jogador com o seu smartphones), e assim permite controlar as fichas digitais em jogo, sem necessidade de fichas físicas.

O que mais me atraiu não foi o facto de estar vocacionado para o Poker, mas sim o facto de facilmente poder ser expandido a outras modalidades: que tal jogarem sueca sem necessidade de rabiscarem num papel? Ou então que tal usá-lo em jogos tipo Magic the Gathering, permitindo contabilizar os pontos e também utilizar dados para as jogadas em que são necessários? Pareceu-me um projecto com imensas potencialidades... (e só de imaginar toda a quantidade de "analytics" que isto permitia registar - tempos por jogada, progressão de jogo, etc... ui ui)


É como disse... não é por não terem sido um dos seleccionados finais no Codebits que impede que muitos destes projectos se tornem em grandes sucessos!



No final, tivemos a sessão de encerramento e de entrega de prémios. No encerramento, Zeinal Bava esteve uma vez mais presente no Codebits, falando das novas tecnologias, da cloud, da diversidade de dispositivos que hoje em dia se tornam cada vez mais populares... e deixou-nos com uma pequena grande novidade: para 2013 o Codebits vai crescer mais que nunca e dar um passo para além-fronteiras. E quando se diz além fronteiras bem se poderia dizer atravessar o Atlântico!

Em 2013 o Codebits irá decorrer em simultâneo em Portugal e no Brasil!

Depois do "choque" inicial... não posso deixar de achar que é um passo inevitável e estratégico para este evento. O Codebits já está próximo de atingir as dimensões máximas que poderá ter em Portugal (estamos a chegar a um ponto de equilíbrio onde se aumentar demasiado se poderá correr o risco de perder o ambiente "intimista" que é associado a este evento). Já no caso do nosso querido país-irmão, o Brasil, estamos a falar de um país que tudo tem para ser uma super-potência a nível mundial, tanto a nível económico como nivel cultural.

Portanto, parece-me completamente lógico (e até essencial) que Portugal comece a olhar para esta ligação umbilical que nos une ao Brasil e comece a tirar o maior proveito como ponte de ligação entre o Brasil e a Europa, e vice-versa. (Só não sei porque, neste tempo em que se fala de tanta crise, Portugal pareça esquecer-se as ligações únicas e priviligiadas que tem com países em todos os cantos do mundo, e apenas se concentre na austeridade e numa Europa afundada em burocracia).

Talvez o Codebits 2013 possa funcionar como uma pedrada no charco que nos faça relembrar que há muito que se pode fazer para mudar as coisas. E embora possa antecipar desde já alguma tristeza por a partir de agora passar ser impossível acompanhar o Codebits na sua totalidade (teremos que optar por um ou pelo outro)... não posso deixar de sentir uma enorme felicidade por ver este evento dar mais um passo a caminho de se tornar um evento ainda mais marcante no panorama tecnológico e de desenvovimento a nível mundial!



Até para o ano! Deste lado do Atlântico... ou do outro! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)