2012/11/02

Os Mitos do HTML5


O HTML5 tem sido usado e - infelizmente - abusado em inúmeras situações. Sendo algo que está "na moda", muitos são os que carimbam os seus sites, apps, e serviços com o "HTML5" como se isso servisse como qualquer certificado de garantia de que tudo está bem feito, e usando a mais recente tecnologia.

A verdade é que são muitos os maus exemplos, e que têm precisamente o efeito oposto: o de dar mau nome ao HTML5.

A Mozilla publicou recentemente um artigo que visa clarificar alguns dos mitos que se têm gerado erradamente em torno do HTML5.

Por exemplo, para todos os que duvidam as capacidades e desempenho do HTML5 e tecnologias como o WebGL... que tal espreitarem o jogo que se segue?



A batalha entre as Apps em HTML5 as as Apps nativas será algo que irá continuar ainda por muitos e longos anos, mas o que interessa reter é que não se pode/deve comparar um App bem feita com uma Web App mal feita - que é precisamente o que acontece em muitas situações.

E acima de tudo, convém que se mantenha um espírito livre das ideas e mitos pré-concebidos, como os que são abordados no artigo: de que uma App em HTML5 não pode funcionar sem ligação à internet; ou que não pode ser "monetizada" para ganhar dinheiro; que não tem um ambiente de desenvolvimento adequado; etc.

Pessoalmente penso que inevitavelmente todas as apps e programas acabarão por ser escritas com base em tecnologias "web", como o HTML5, WebGL, Javascript, etc. pela simples razão que são elas as únicas apps verdadeiramente universais que serão capazes de correr em qualquer plataforma, e de nos dar a liberdade de a qualquer momento passarmos para qualquer outra e continuarmos a ter acesso a elas. A única questão é se isso irá acontecer daqui por um ano, ou cinco, ou dez...


2 comentários:

  1. Esse artigo é escrito por um HTML5 evangelist, estão à espera de encontrar o quê? Coisas más sobre HTML5? Após lerem o artigo, leiam os comentários também. ;)

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