2012/12/18

As Alternativas às Apps Oficiais do iOS


Há uma pasta comum a todos os utilizadores de iOS: a pasta para onde se atiram as apps do sistema que não fazemos intenções de usar - mas que não se podem apagar. Apps como a das acções da bolsa, bússola, gravador de voz... são Apps que - pessoalmente - não me fazem falta nenhum, mas que têm que ser "arrumadas" em qualquer canto. Mas em muitos outros casos, o que se passa é que já chegamos ao ponto em que há apps de terceiros que simplesmente superam as Apps oficiais da Apple.

Será certamente mais um dos factores que mostra o quanto o iOS tem sofrido com o passar do tempo e acusa o peso da idade. E este fenómeno voltou agora a ser relembrado pela chegada da App do Google Maps ao iOS, e que poderá fazer com que muitos utilizadores atirem também a App de mapas oficial da Apple para dentro da tal pasta de "tralhas que não podem ser apagadas" e a substituam pela App do Google Maps.

O que é certo é que dou por mim a usar cada vez mais a App do Gmail em vez da Mail.app do sistema... e tal como eu, muitos outros o fazem, não só para o mail como para muitas das outras funções de sistema: usando coisas como o Fantastical em vez do Calendário; o Chrome em vez do Safari; o Camera+ em vez da Camera; o Clear em vez dos Reminders; o Evernote em vez do Notes; o Addappt em vez do Contacts; e certamente não será também difícil encontrar uma app de calculadora melhor que a da Apple.

Na verdade... nada tenho contra que isto aconteça - e parece-me que até se possa considerar isto sinal de um ecossistema saudável, que demonstra a qualidade das apps não oficiais. Mas, por outro lado, parece-me também ser um merecido "puxão de orelhas" à Apple, que sinaliza que andaram a "dormir à sombra da bananeira" nestes ultimos anos... e que não estamos em tempo em que tal possa ser permitido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)