2012/12/30

Everything is a Remix


Este Everything is a Remix é uma série de vídeos que já tem algum tempo, mas que... nunca é demais relembrar e dar a conhecer a quem ainda não conhece.

Abordando a questão da originalidade e criatividade, e das inúmeras obras que vão buscar a inspiração a outros (leia-se: vão copiar o que já foi feito) e que é perfeitamente visível em filmes e músicas, rapidamente passa para a parte do hardware, das patentes e dos direitos de autor.

Como pontos altos, relembra-nos as boas intenções desses sistemas quando foram criados, e a total subversão a que foram sujeitos ao longo do tempo, até se tornarem em verdadeiras armas que vão precisamente contra as tais intenções iniciais.

Muitos são os casos de empresas que não tiveram problemas em aproveitar as coisas que já existiam, criadas e inventadas por outros - mas quando chegou a altura de serem os seus direitos a "caducar", exigiram que os seus direitos fossem prolongados por mais tempo. E não falta sequer a Apple, que deve a sua origem à cópia do sistema desenvolvido pela Xerox, e a famosa frase de Steve Jobs a admitir que copiaram descarademente o que lhes interessava, mas que décadas mais tarde prometeu guerra termonuclear ao Android... por sentir que lhe tinham feito o mesmo. (Daí a escolha daquela imagem que coloquei no início: quando somos nós a copiar as coisas dos outros, é sempre com justificação; quando são os outros a copiar as nossas coisas, é uma ilegalidade demoníaca que tem que ser exterminada!)

O que é certo é que a cópia é parte essencial do desenvolvimento, e do próprio "tecido social" que nos torna humanos. Tudo o que aprendemos, aprendemos por "cópia" do que nos é dito ou mostrado; não há volta a dar. É necessário voltar a aceitar isso com naturalidade, e voltar a focar as leis de protecção dos direitos de autor e patentes naquilo que verdadeiramente se destinam, o de dificultar a concorrência injusta de alguém que use o trabalho dos outros para lhes fazer concorrência desleal... Mas sem com isso atropelar o direito essencial de que, passado um tempo "justo", tudo deverá acumular-se no grande repositório do domínio público, ficando ao dispôr de todos para que o possam utilizar, transformar, e... espera-se... melhorar.

Fiquem com os dois videos referentes a estas questões... para que sirvam de inspiração para um 2013 melhor.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)