2012/12/29

Google ao Ataque no iOS



Não sei se ainda se recordam de eu ter dito que a Apple ter "corrido" com o Google do seu iOS enquanto componentes base do sistema, poderia muito bem vir a ser uma excelente medida... para o Google. E o que é certo é que isso parece estar a concretizar-se com as Apps que deixaram de vir de origem com o iOS a terem sido substituidas por Apps do Google, de qualidade superior às anteriores, e que rivalizam (e superam) as próprias Apps da Apple.

O Google vem agora relembrar isso mesmo, dizendo que tem feito um esforço continuo para criar as melhores Apps possíveis para iOS, e que está interessado em angariar novos talentos que lhes permitam continuar a fazê-lo.

O que é certo é que dou por mim a usar cada vez mais as Apps do Google no iOS, em detrimento das Apps nativas da Apple. Só assim por alto, olhando para as Apps que uso do Google, encontro: Google Search, Gmail, Google+, Google Maps, Chrome, YouTube, Google Drive, e Latitude. Muitas delas já dando uso aos novos interfaces e design que têm conquistado fãs por todo o lado (falta agora que o Google aplique esses mesmos designs também às Apps do Android... que também merecem).

Portanto... será que terá sido pior que o Google tenha saído da "alçada" da Apple no iOS, e que agora tenha total controlo sobre aquilo que quer fazer a nível de Apps?... Pelo que se pode ver até agora... acho que não! E na eventualidade de a Apple ir dando maior latitude ao que é possível fazer-se no iOS - algo que me parece ser inevitável - como por exemplo, haver maior integração com a Siri; estas Apps irão tornar-se cada vez ainda mais potentes... E aos poucos lá nos iremos aproximando de uma época onde usar um iOS, Android, Windows Phone, etc. poderá ser considerado "irrelevante", pois serão as Apps que farão toda a diferença, e essas provavemente irão existir para as plataformas relevantes, equiparando-as.



1 comentário:

  1. Acho que o melhor browser para iOS é o iCab Mobile.
    Agora o que verdadeiramente me surpreende são os elogios à app YouTube ... que continua a não permitir guardar os vídeos em cache (a menos que me tenha escapado alguma coisa).

    ResponderEliminar