2012/12/13

Google Maps Regressa ao iOS


Já se sabia (ou melhor dizendo, suspeitava-se) que depois da remoção dos mapas do Google do iOS, seria apenas uma questão de tempo até que estes regressassem sob a forma de App nativa, para complementar aquilo que era feito através da versão mobile no browser.

E esse dia chegou: o Google Maps regressou ao iOS - e vem com tudo aquilo que se poderia esperar.

Esta App do Google Maps não só dá acesso aos mapas (já no novo formato vectorial), informações de trânsito e transportes públicos, informações sobre lojas e locais, como também traz de regresso ao iOS o Streetview.

Para além disso podemos também usá-la como app de navegação com instruções por voz - e que funciona até quando saem da App ou têm outras Apps abertas.

E ao que parece, o Google Maps está também integrado com os mapas nativos do iOS como fornecedor de dados de transportes públicos... embora ainda não tenha testado para saber se por cá está a fazer isso, ou se o faz apenas nos EUA.)


Outra novidade é que o Google tenta "passar a perna" à Apple e aos seus mapas, disponibilizando um SDK que permite aos developers usarem os mapas do Google nas suas Apps de forma simplificada.

A equipa do Google diz também que ouvir as críticas que têm sido feitas às suas Apps, e que por isso no iOS apostou num design mais simplificado (que esperamos futuramente passar também para a App nos Android - que actualmente é uma autêntica salgalhada, diversificada entre Maps, Navigation, etc.)

Uma das coisas que no entanto está ausente (por agora) é a capacidade para descarregar secções do mapa para uso offline.

Como último pormenor engraçado: se abanarem o iPhone, aparece um formulário para enviarem feedback para o Google. :)




[via Google e The Verge]

1 comentário:

  1. Viva

    Até que enfim!!! Vou, finalmente poder sair deste beco, onde o Apple Maps me deixou pendurado...;)

    ResponderEliminar