2012/12/31

Jolla Sailfish mostra o que Vale em Video


Para os fãs do MeeGo que esperam ansiosamente para ver o que o seu sucessor/derivado vale, todos os olhares se centram no Sailfish da Jolla (empresa que absorveu alguns dos ex-funcionários da Nokia que trabalhavam no MeeGo).

Agora, podemos ficar a conhecer um pouco mais de como este Sailfsh se comporta na realidade, num ídeo de 8 minutos que nos mostra o seu interface e modo de operação. Modo de operação que dá bastante uso a gestos, e com um interface que é capaz de se adaptar automaticamente em função da imagem de fundo que escolherem (um pormenor bem apanhado).


Tudo se movimenta de forma bem fluida, o que demonstra mais uma vez a validade que o MeeGo tinha enquanto sistema mobile que seria capaz de enfrentar os concorrentes. Mas, como também já ficou demonstrado com o WebOS, nem sempre uma plataforma que "tem tudo para funcionar" acaba por ser bem sucedida. E por muito que eu deseje todo o sucesso a este Sailfish, a verdade é que me parece ser bastante difícil que venha a ter expressão suficiente no saturado mercado dos smartphones, onde temos iOS e Android a dominar, e um Windows Phone a fazer tudo por tudo para assegura a sua posição.

... Haverá lugar para uma quarta plataforma (e sem esquecer outras que estão para chegar, como o Firefox OS)?




[via Engadget]

3 comentários:

  1. Engraçado que já nem mencionas o BlackBerry, outro OS em provável vias de extinção

    ResponderEliminar
  2. bem o Windows Phone é o SEXTO não o terceiro mobile OS em numero de vendas

    ResponderEliminar
  3. Gosto... aliás, já gostava do MeeGo! No entanto tenho um feeling que tudo vai continuar dominado pelo iOS e Android... nem o Windows Phone vai além de uma quota de mercado residual e é um sistema com muitas potencialidades...

    ResponderEliminar