2012/12/31

A Necessidade das Ementas Digitais


Não é segredo nenhum: muitos de vocês já se terão interrogado "porque esperam os restaurantes para nos oferecer ementas digitais?"

E a resposta que vos posso dar é... não sei! É um imenso mercado à espera de ser explorado, e que bem viria a calhar para um público cada vez mais habituado a fazer compras online - e menos disposto a esperar desnecessariamente.

Não digo que a relação "pessoal" entre um cliente e o empregado de mesa não seja importante; mas a utilização de tablets/smartphones para este fim permitira certamente optimizar os recursos e aumentar a eficiência de um restaurante - coisas que bem necessárias são numa altura de maior dificuldade como a que se está a atravessar.

Se em tempos a ideia de ter um tablet em cada mesa pareceria pura loucura por motivos económicos, hoje em dia temos tablet a preços na ordem dos 50-100€, que deitam por terra esse argumento. E mesmo nos casos onde tal não fosse possível ou desejável, resta sempre a opção de deixarem que sejam os clientes a utilizar o seu próprio smartphone ou tablet. Recorrendo a uma qualquer webapp acessível de qualquer browser.

As potencialidades destas ementas digitais são imensas, permitindo coisas como: manter histórico sobre o que lá se comeu, ver as opiniões/recomendações de outras pessoas/amigos, implementar sistemas de fidelização (descontos nas proximas refeições), para além de todas as possibilidades a nível da apresentação de menus de alta qualidade, em múltiplas linguas, com imagens atractivas - e que até poderiam mudar dinamicamente sempre que se quisesse (pratos especiais do dia/almoço/jantar, etc.)

No final, poderia até pagar-se por via digital, MBnet, PayPal, etc. e evitar outra das frustrações habituais... de se ter que esperar sabe-se lá até quando, para que se possa fazer isso e sair.


Vamos lá ver se em 2013 iremos assistir a novidades nesta área... nos restaurantes que conseguirem sobreviver à crise que tem obrigado ao encerramento de milhares deles.

6 comentários:

  1. O meu trabalho de fim de curso, um restaurante, funcionava com tablet para ementas digitais :)

    ResponderEliminar
  2. Existem no mercado português várias soluções de ementas digitais. Creio que o fato de não serem implementadas será uma questão de custo/beneficio, um restaurante que tenha bastantes clientes terá que adquirir várias ementas digitais, na confusão há sempre alguém que vai roubar uma ou outra, o desleixo dos funcionários encarrega-se de avariar outras quantas, e mais uma serie de factores que afugentam os potenciais clientes deste género de soluções!!!

    Com o advento dos smartphones uma boa ideia seria permitir aos clientes usarem o seu próprio equipamento dentro do estabelecimento, assim os custos seriam menores e com mais retorno a titulo de exemplo o custo de uma solução seria adquirir um pc, instalar um servidor web, criar uma pagina com as ementas e as opções de chamar empregado etc etc e um acess point!! integrar com o software atual para impressão de talões, já agora em cada mesa um qr code que ao ser lido identificava a mesa e autenticava-o no sistema web!!

    ResponderEliminar
  3. Prefiro a ementa em papel, agora no caso dos almoços em que normalmente é sempre a correr ai não me faria diferença.

    ResponderEliminar
  4. E evitava-se o problema das farófias. Pede-se a lista dos doces e há farófias ... fala-se com o empregado ... e nunca há :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho estado a pensar se a ementa digital podia salvar o pequeno restaurante onde costumo levar a família umas duas vezes por semana. Não sei se dão conta mas os pequenos restaurantes estão a ser dizimados com a crise.

      Não rende, despedem-se empregados e a cozinheira, passando a dona para a cozinha ... o serviço e a qualidade piora ... com isso os clientes ainda diminuem mais e os rendimentos também.

      Há uma coisa que é certa - há certos pratos, dos mais apreciados, que só se justificam se houver uma certa quantidade de clientes que os queiram, senão dão prejuízo. Como não podem arriscar os pequenos restaurantes já só têm comida rápida. Bife, batatas fritas, uma concha de arroz, uma folha de alface e uma rodela de tomate. Talvez não fosse má ideia um restaurante enviar uns SMS/emails "Amanhã, se houver comensais, a ementa é Entrada: alheira ou patéis de bacalhau, Sopa: caldo verde, Marisco: amêijoas à Bulhão Pato, Peixe: sardinha assada ou polvo assado, Carne: tripas à moda do Porto ou leitão à Bairrada, Doces: variados. Inscreva-se, quantos são ?" E ir variando assim durante a semana.

      Talvez os sobreviventes do Passos Gaspar dessem para ir compondo meia casa.

      Eliminar
  5. A marca taste it está a desenvolver uma opção deste género, que permite aos clientes dos restaurantes utilizarem os seus smartphones para efectuar pedidos. Irá ser lançado no inicio deste ano. Quando houver mais informações terei todo o gosto em informa-los.

    ResponderEliminar