2012/12/31

Número de Posts no Aberto até de Madrugada

Estamos a entrar num novo ano, altura especialmente adequada para se olhar para o ano que passou e vermos que tal as coisas correram, analisar o que se fez de bem e de mal, e tentar fazer-se melhor no ano que se inicia. O post referente a isso será publicado amanhã, mas até lá queria partilhar convosco um detalhe que me tinha passado despercebido e que foi mencionado pelo Sérgio Santiago na nossa mailing list:


Desde 2007 que o crescimento do Aberto até de Madrugada tem tido um crescimento bastante expressivo não só no número de leitores, mas também...  no número de posts publicados:

2007 - 281 posts
2008 - 1055 posts
2009 - 1162 posts
2010 - 1443 posts
2011 - 2248 posts
2012 - 3046 posts (mais alguns, pois ainda faltam os deste dia)


Ignorando os valores do ano de 2007 (referentes apenas a posts feitos a partir de Outubro, quando o AadM se iniciou), o volume de artigos publicados praticamente duplicou a cada dois anos (de 1162 em 2009 para 2248 em 2011; de 1443 em 2010 para mais de 3000 em 2012).

Na mailing list foi "proposto" o desafio de chegar aos 5000 posts em 2013... um número que me parece ser demasiado optimista (penso que os 4000 seriam um valor bastante mais realista).

Para melhor perceberem o que isto significa, 3046 posts por ano representa uma média superior a 8 posts por dia! E isto tendo em conta que a rubrica "notícias do dia" foi feita precisamente para reduzir o número total de posts diários (que senão resultaria em mais 3 ou 4 posts adicionais diários, que inflacionariam estes números ainda mais).

Já agora, aproveito para vos perguntar o que acham da quantidade/frequência de posts que temos tido actualmente no Aberto até de Madrugada? Acham que são demasiados, estão no "ponto", ou... querem ainda mais?

10 comentários:

  1. Acho que a quantidade de posts está no ponto, mas penso que mais umas rubricas regulares (tipo a do Pedro Cabido) seriam bem vindas.

    Quanto as "notícias do dia", gosto do formato, mas na minha modesta opinião penso que devia ser publicado um pouco mais tarde (20h / 22h) de modo a que apanhasse mais algumas notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O horário de publicação não teria grande impacto nas notícias apanhadas, uma vez que a publicação das notícias do dia está pré-agendada desde a madrugada anterior. :)

      Eliminar
  2. Eu também acho que a quantidade média diária está no ponto.

    Quanto às notícias do dia, concordo com o Bruno Patuleia, em que deveriam "sair" um pouco mais tarde.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela qualidade dos posts. Tenho uma ideia do trabalho que dão. Uma coisa é o copy/paste, outra coisa é pensar no que se escreve.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que está no ponto, por exemplo o site PCguia tem assim por experiência própria e contagem nada científica, o dobro dos artigos diários que o aadm e a consequência é eu não ler nenhum, acabo por marcar como lidos porque por vezes a lista fica grande e não me apetece estar a ver todos (também pode ser por achar os artigo maioritariamente desinteressantes :P )

    Assim tá bom não mexer...

    ResponderEliminar
  5. Está no ponto ;) keep the good work ... e parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo marco!

    Acho que estão no ponto, não é preciso demasiados posts só porque sim e a fazer spam, actualmente conseguem aliar a quantidade com a qualidade, e é isso que o leitor quer! ;)

    Feliz ano de 2013 cheio de tecnologia! :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto como está. E gosto mais deste formato das noticias do dia do que do formato anterior.

    É claro que mais posts iriam abranger mais assuntos, alguns iriam interessar mais a algumas pessoas do que a outras... apenas se teria que fazer o filtro pelo titulo do post.

    No meu topo de blogs que leio está o AADM e o Pplware ... e devido à quantidade que o Pplware passou a ter, ganhei mais interesse em ler o AADM.

    ResponderEliminar
  8. Eu também acho que estão no ponto.

    E já será muito bom se conseguires manter esta frequência de posts para o ano 2013, tendo em conta as mudanças que vão ocorrer na tua vida já a partir de Janeiro. :)

    ResponderEliminar