2012/12/07

Mapas a Laser da Nokia para competir com Streetview


A Nokia poderá não estar numa situação famosa no que diz respeitos aos smartphones, mas no que diz respeito aos serviços - e neste caso concreto ao seu serviço de mapas - parece estar na linha da frente. A guerra pelo melhor serviço de mapas é algo que dura há muito, e promete estar para durar, e o grande concorrente "a abater" neste momento é o Google que também tem apostado em força na qualidade dos seus mapas.

Mas a Nokia parece estar a preparar um trunfo que não só lhes permitiria ter uma solução ao nível do Streetview do Google... como ir ainda para além dela: que vos parece a idea de ter um Streetview tridimensional com recurso a mapeamento laser?


A tecnologia utilizada é o LIDAR (já por cá falamos dela e de como funciona), o que permite fazer um mapeamento 3D de alta resolução de tudo o que estiver em redor do veículo, e que pode depois ser combinado com as imagens 2D captadas para recriar um ambiente panorâmico bastante mais fotorealista que as imagens "planas" que o Google nos apresenta no seu streetview.

O único inconveniente que vejo, é que também o Google tem sistemas LIDAR nos seus veículos, e muito provavelmente poderá também implementar algo deste tipo com relativa facilidade/celeridade (basta olhar para a rapidez com que eles mostraram os mapas em 3D assim que se falou que a Apple os iria ter no iOS - mesmo depois tendo ficado longe do olhar do público durante meses). Portanto, não me parece descabido que o mesmo se passasse com um streetview 3D... nem que fosse só para "estregar a festa" à Nokia.

1 comentário:

  1. A google está a conseguir fazer uma coisa em algum produtos que já não se via desde o século passado que é a possibilidade de atrasar o lançamento de algumas soluções só porque não há ninguém que esteja perto das suas actuais.

    ResponderEliminar