2012/12/28

Repetidores WiFi para 1Km


Quando se tratam de compras em sites de descontos, é sempre melhor ter bastante cautela, pois por vezes nem sempre se recebe um produto com a qualidade esperada. Mas, tendo dado este alerta inicial, não podia deixar de partilhar convosco uma promoção que está actualmente em curso no GroupOn e que disponibiliza um repetidor de WiFi com alcance de 1Km (pelo menos, é isso que anunciam).

Com preço a começar nos 26€, estes repetidores de alta potência da Blueway são alimentados por USB e têm uma antena de alto ganho (e chipset Ralink 3070 com uma potência indicada de 1200mW - o que... não me parece que seja lá muito legal, pois este tipo de equipamentos está sujeito a limites bem mais reduzidos.)

Mas, tal como muitos utilizadores modificam o firmware dos seus routers WiFi para poderem puxar um pouco mais pela sua potência de transmissão, para muitas pessoas o ponto fulcral que lhes interessa é garantir que têm uma rede WiFi com uma qualidade aceitável, mesmo a distâncias superiores às que normalmente são possíveis.

Portanto, se for esse o vosso caso - quer queiram fazer chegar a vossa rede a casa de um amigo que vive afastado umas centenas de metros; ou simplesmente queiram poder estar no fundo do vosso quintal/jardim com rede WiFi (pode dar jeito para instalar umas câmaras de vigilância WiFi, por exemplo); poderá ser uma opção a ter em conta.

10 comentários:

  1. isto funciona como repetidor de rede sem ligar a pc? liga a uma rede e expande apenas ligado a corrente?
    cumps

    ResponderEliminar
  2. Esses moços da GroupOn devem usar Maps da Apple. Estão a oferecer um enorme desconto num ginásio "em Coimbra" que se situa em... Aveiro!?!?

    ResponderEliminar
  3. Estou curioso sobre este produto, mas parece-me um pouco duvidoso, não encontro grandes referências na net.
    Já alguém testou um deste equipamentos?

    ResponderEliminar
  4. 1200mW = 1.2 Watts apenas alteraram as unidades para parecer um antena de alta potencia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São 12x maiores que a potência máxima habitual de 100mW que se costuma ter nos equipamentos WiFi, acho que se pode dizer que é "alta-potência" (isto, se for mesmo como o que é anunciado! :)

      Eliminar
  5. Eu tenho um router da Zon. Esse tipo de amplificadores é compatível com qualquer router? Como configuramos para uma rede doméstica? Temos que configurar para se ligar a ela?

    ResponderEliminar
  6. Omni direcional? Acho estranho.
    Depois não se esqueçam que sendo omni-direcional, transmite em "circulo", logo os 1000m facilmente passam para 500m de raio (isto sem obstáculos).

    Em qualquer caso, se fosse assim tão milagroso toda gente já se tinha ouvido falar nisso.
    Mais, pelo pouco que procurei apenas encontrei referências a sites tipo dx.com, logo certamente certamente não verão o meu dinheiro.

    Se querem algo minimamente decente, podem sempre ver as opções baratas da Ubiquiti e afins.
    Material de qualidade a um preço acessível.

    Uma alternativa que poderá ser viável, é arranjar dois Routers Wifi com DDWRT e faz-se a festa. Melhor mesmo, é fazer o que o fiz cá em casa, e passei um cabo de rede entre cada router (se não for possível um WDS é capaz de resolver).

    ResponderEliminar
  7. Eu não entendo muito destes equipamentos mas é impressão minha ou isto nem é um repetidor mas sim apenas um receptor normal de WIFI com uma antena mais potente?

    ResponderEliminar
  8. É tudo mentira. Isto é uma fraude. Não é repetidor, é uma antena wifi e muito fraca.

    ResponderEliminar