2012/12/28

Toshiba prepara Sensor "Lytro" para Smartphones e Tablets


Quando a Lytro apareceu, revolucionando um dos princípios que permanecia inalterado desde o início da fotografia (de que uma foto fica focada tal como está no momento da sua captura), já se sabia que seria apenas uma questão de tempo até que essa capacidade fosse melhorada e expandida a mais equipamentos.

No futuro, é bem provável que toda e qualquer câmara tenha esta capacidade, e que se olhe com estranheza para o tempo em que as câmaras tinham que ser focadas "antes" de tirar a foto - mas para começar, a Toshiba está a começar por preparar sensores de imagem vocacionados para smartphones e tablets que permitirão fazer esta refocagem.

Estes sensores de imagem deverão ficar disponíveis ainda durante o ano de 2013, mas com as fases de desenvolvimento habituais, significa que só deverá começar a aparecer em produtos para o público lá para o final do ano, ou em 2014.

Se em 2013, as novidades fotográficas parecem estar centradas sobre os modos de alta-velocidade em HD (60 e 120fps), e o HDR em vídeo; para 2014 vai ser certo que a novidade serão estes sensores a permitir caputrar fotos (e vídeo) que poderá ser refocado depois de ser gravado - ou até fazer aquele efeito pseudo-3D de mudança de perspectiva.

1 comentário:

  1. HDR é naquela, mas ter um tele a gravar a 120fps é pra mim uma excelente funcionalidade. Qualquer telemóvel conseguir produzir vídeos em câmara lenta suave...brilhante!

    Os smartphones estão a evoluir bem. Pessoalmente só me falta mesmo ver a revolução das baterias para ter-mos dias em vez de horas de utilização e ainda arranjar forma de estabilizar a imagem nas fotos e no vídeo...isso é que era!

    ResponderEliminar