2012/12/16

Volvos Sem Condutor já em 2014?


Parece ser inevitável que - a seu tempo - os automóveis se tornem em sistemas de transporte completamente autónomos, que evitarão a principal causa dos acidentes rodoviários: o condutor. O que poderá ser mais assustador é que isso poderá não ser algo que esteja ainda a umas décadas de distância... mas já ao "virar da esquina".

A Volvo diz que irá começar a vender automóveis capazes de se guiarem sozinhos já em 2014 - embora nesta primeira fase sejam sistemas mais vocacionadas para condução no tráfego citadino, pois funcionam apenas até uma velocidade máxima de 50km/h. (De qualquer forma, sabendo-se que é precisamente neste tipo de condução que mais frustrações causa aos condutores... não fará mal começar por aí.)

Para o final da década, a Volvo espera ter automóveis completamente autónomos, e que teoricamente serão "incapazes" de causar um acidente.

Esperemos que sim... mas considerando que também há mais de uma década que andamos a ouvir prometer que "é este ano" que os automóveis eléctricos se tornarão realidade... o melhor é assumir desde já que também os carros autónomos sem condutor possam derrapar mais umas dezenas de anos.

Se bem que, com companhias tecnológicas como o Google a impulsionar avanços nesta área, pode ser que tambem os automóveis fiquem contagiados pela avanço tecnológico mais acelerado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)