2013/01/02

2013 Marca o Fim dos Netbooks


Curiosamente, ainda ontem referia a questão de que há poucos anos atrás estavamos todos a falar nos equipamentos mais apetecíveis do momento: os netbooks; e agora somos confrontados com a volatilidade deste mercado tecnológico que pode mudar completamente em menos de meia-década.

A ASUS e a Acer não irão fazer mais netbooks em 2013, marcando assim o fim de uma era. Uma era que durou menos do que seria esperado, mas cuja curta longevidade poderá ser atribuída a vários factores. Muitas das coisas que os utilizadores pretendiam fazer com os seus netbooks (que já eram computadores "secundários"), podem agora ser feitas com smartphones e tablets; e os ultrabooks foram conquistando aqueles que precisam de um computador potente, mas de dimensões compactas.

A única coisa que ainda falta igualar é o baixo preço que os netbooks tinham - mas que começam agora a ser atingidos, tanto pelos tablets de marcas "OEM", como até por equipamentos de marca, como os equipamentos Nexus do Google.

Não deixará ser caricato que hoje em dia, o CPU de um smartphone/tablet recente seja mais potente que um desses netbooks que há três ou quatro anos tanto nos atraía. Mas seja como for... acho que vou sentir saudades destes pequenos portáteis que serviram de inspiração para que desse início ao Aberto até de Madrugada. :)

O primeiro post "tecnológico" do blog foi precisamente sobre o Eee PC (estavamos em 2007)... e curiosamente, no dia seguinte já se falava também sobre um outro equipamento sobre cujas repercussões ainda ninguém imaginava as dimensões: um tal de iPhone.

2 comentários:

  1. Os ultrabooks são os novos netbooks. Os notebooks com processadores Atom deixaram de fazer sentido com os Core ULV e os APUs da AMD (tanto Brazos como Trinity).

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/1/13 17:45

    Nunca tive uma boa experiência com um netbook. A sério que o meu telemóvel funciona melhor que um, e é um samsung galaxy Ace daqueles que só vai até ao android 2.3...

    ResponderEliminar