2013/01/14

Geradores de Energia a partir de Vapor de Água


Engenheiros do MIT desenvolveram um uma película de polímeros que tem a curiosa e bem interessante propriedade de conseguir gerar electricidade a partir de... vapor de água. A película é capaz de absorver pequenas porções de vapor de água existentes no ambiente, e no processo contorcer (e descontorcer) a película repetidamente, gerando energia.

Um material que abre novas perspectivas para a criação de equipamentos que sejam alimentados "pelo ambiente", sem necessitarem de baterias que têm que ser substituidas ou recarregadas por fontes externas. Tudo irá depender do nível de eficiência com que esses movimentos mecânicos poderão ser convertidos para energia eléctrica.

O movimento é gerado pelo facto da película consistir em dois polímeros interligados: um que serve de suporte, e outro que se expande quando absorve água. Quando colocado em qualquer local, a absorção da água faz com que a película se enrole... mas ao enrolar-se expõe o polímero absorvente ao ar, libertando a humidade e fazendo com que regresse à forma inicial e recomece o ciclo.


Este material poderá vir a ter diversas aplicações... não só na geração de energia como também funcionar como "músculo" artificial, servindo de actuador e motor de formas que transcendem os sistemas mecânicos convencionais/tradicionais.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)