2013/01/06

Google Maps Inacessível nos Windows Phones


A tensão entre Google e Microsoft parece estar a subir de tom, e... não será claro quais as repercussões que este caso poderá vir a ter.

Não é segredo que o Google tem "fechado as portas" à Microsoft - temos o recente caso de deixar de suportar o ActiveSync MS Exchange - e agora os utilizadores com Windows Phones que tentarem visitar o Google Maps, serão confrontados com uma mensagem de que o serviço não pode ser utilizado nos seus equipamentos usando o browser (e não havendo apps nativas oficiais do Google para o Windows Phone... a coisa fica complicada).

A justificação oficial do Google é que o Google Maps é um serviço concebido para ser utilizado nos browsers baseados em WebKit, e que portanto... não poderá ser utilizado no Internet Explorer.


No entanto essa é uma justificação que não está a convencer os utilizadores. Afinal... o Google Maps não tem problemas em ser utilizado no Firefox, ou até no Internet Explorer em versão desktop - que utiliza precisamente o mesmo "motor" que o Internet Explorer usado nos Windows Phone.


Não será curioso que no caso do iOS, o Google não tenha problemas em disponibilizar todo o tipo de serviços e facilidades - incluindo Apps naticas extremamente bem concebidas - e no Windows Phone estejamos a assistir precisamente ao oposto: o da declaração de intenções de que não irão ter Apps para ele, de que dificultarão o acesso aos seus serviços, e agora até mesmo o bloqueio de acesso via browser a coisas como o Google Maps?


... As reviravoltas que o mundo dá... ainda me lembro perfeitamente dos tempos em que para se usar a internet os sites exibiam ostensivamente "site feito para ser visto com o Internet Explorer" (ficando inutilizável com qualquer outro browser), e agora estamos numa situação em que se se usar o IE, podemos nem conseguir usar certos serviços.

A mim parece-me que fosse desnecessário chegar a tal ponto. Mesmo que não tivessem intenções de gastar recursos a desenvolver as coisas para o Windows, no mínimo deveriam permitir que as coisas fossem acedidas "como fosse possivel" via browser - e no caso de algo não funcionar como suposto, atirar as culpas para o browser e não para o serviço. Ao fecharem as portas assim tão descaradamente, parece-me que correm o risco de antagonizarem muitos utilizadores, que passarão a usar serviços alternativos (email da MS, mapas do Bing, etc.)... e até poderão descobrir que afinal até são uma agradável surpresa.

No iOS o Google disse sempre que tudo faria para agradar aos utilizadores... porque motivo agora insiste em não fazer o mesmo caso estes decidam utilizar um Windows Phone?


Actualização: o Google diz que afinal o IE já proporciona uma experiência adequada, e que vai permitir o acesso ao Google Maps nos Windows Phones.

2 comentários:

  1. De facto a app Google Maps para iOS está bem porreira.
    Uma que não tinha reparado - pressionando sobre uma rua aparece um "label", que dá para ver o nº da porta.

    Mas o mais interessante é que se pode enviar por sms ou email o link da localização do "label". Abrindo o link (na app Google Maps ou através do Safari no mapas web mobile) tem-se o mapa, as coordenadas GPS e a navegação para lá.
    http://fanappic.com/10-secrets-of-the-google-maps-for-iphone-app/#more-17027

    De facto o Mapas web mobile, via IE, é o mínimo que a Google deve disponibilizar para Windows Phone. Pode realmente ter havido alguns problemas com o IE mobile porque o Mapas web mobile não é uma página web qualquer.

    ResponderEliminar
  2. No iOS o Google disse sempre que tudo faria para agradar aos utilizadores... porque motivo agora insiste em não fazer o mesmo caso estes decidam utilizar um Windows Phone?

    Diferente base instalada?

    Parece-me que a Google não quer permitir a entrada de um terceiro player no mercado, não podendo (ainda?) antagonizar o mercado e o tráfego gerado pelo iOS (qual é mesmo a contribuição do iOS na revenue mobile da Google?).

    ResponderEliminar