2013/01/24

iPhone 5 com 4G em Portugal na próxima Semana?


Não é segredo que os operadores nacionais têm trabalhado a toda a velocidade para adicionar cobertura 4G pelo país (ou pelo menos, parte dele), e também a dar uso às frequências compatíveis com o iPhone 5 da Apple. Coisa que até ao momento não acontece, impossibilitando que se tire partido dessa funcionalidade do equipamento.

Mas é algo que poderá mudar em breve, pois Tim Cook revelou que na próxima semana serão anunciados 36 novos operadores com suporte LTE/4G para o iPhone, em países que até agora ainda não contavam com esse suporte. Embora não tenha mencionado Portugal, referiu vários países Europeus que passarão a ter 4G compatível com o iPhone, como in Itália, Dinamarca, Suiça e Finlândia...

Actualização: confirma-se, o iPhone 5 passa a ter 4G em Portugal com o iOS 6.1

Embora fosse agradável que Portugal estivesse na lista, relembro que na prática... os efeitos práticos poderiam não ser os que se esperavam. Para começar, pelo facto da cobertura 4G ser ainda bastante reduzida fora dos principais centros urbanos - e por outro lado, se nem em 3G se conseguem tirar partido dos 42Mbps teóricos possíveis do HSPA+... haverá esperanças que, com milhares de clientes pendurados no 4G, se venha a assistir às velocidades anunciadas de 50 ou 100Mbps?

Mas, venha de lá o 4G... e depois já poderemos colocar estas suspeições à prova.

4 comentários:

  1. Este mes, se o 4G nao chegar, vou pedir reembolso do iPhone 5. Foi me garantido pela Vodafone que "poucas semanas apos lancamento, a cobertura ficara disponivel...", coisa que virou poucos meses.

    ResponderEliminar
  2. Se atualizar o iPhone para a nova versão do iOS 6.1 que saiu creio que esta semana, já lá vem o botãozinho LTE ;)

    ResponderEliminar
  3. Esta semana saiu a versão 6.1 do iOS. Depois de fazer o download, lá aparece o botãozinho do LTE. Portanto, PT já tem 4G nos iPhones ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yep. :)
      http://abertoatedemadrugada.com/2013/01/iphone-5-ganha-4g-em-portugal-com-ios-61.html

      Eliminar