2013/01/22

LEDs Brancos mais Agradáveis graças a Novo Material


Ainda ontem explicamos como funcionam os LEDs, e eis que hoje me deparo com uma notícia que diz que investigadores descobriram um novo material que permite criar LEDs brancos de cor mais agradável para os nossos olhos - o chamado "warm white", ou branco mais "amarelado".

Durante anos, os LEDs estavam apenas disponíveis em cores como o vermelho, verde e amarelo. Os LEDs azuis demoraram a aparecer (e era bem dispendiosos), e depois... lá chegaram os leds brancos. No entanto, os LEDs brancos têm uma luz azulada, semelhante à das lâmpadas fluorescentes, que poderá ser adequada para locais como as cozinhas, mas que se torna demasiado "agressiva" para ser usada numa sala, por exemplo. Hoje em dia já temos lâmpadas fluorescentes com luz "warm white", e também LEDs... mas estes criam a cor branca recorrendo a misturas de material fosforescente que converte a tonalidade da cor. O que estes investigadores criaram foi um LED que é feito de um único material e que cria a luz na tonalidade pretendida.

Infelizmente, ainda é algo que vai precisar de ser investigado e explorado, pois ainda não conseguiram obter o nível de eficiência que se consegue com os LEDs brancos "azulados".

1 comentário:

  1. "Warm white" (baixa TCC - Temperatura de Cor Correlata) NUNCA reproduz cores adequadamente, como ocorre com INcanDEsCENTES (que são INDECENTES!)! Níveis de iluminação normais residenciais a muito altos devem ter em torno de 4000K e acima p/ reproduzir cores adequadamente.
    É enganoso o tal "IRC" (Índice de Reprodução de Cores), compare mesmo fluorescente comum com a luz do dia e esta será significativamente melhor que as INcanDEsCENTES (de qualquer tipo sem filtro de cor).
    Se for fluo tri-fósforo são de altíssima qualidade cromática e as LEDs modernas idem.
    Agora se são azuladas ou são umas de baixa qualidade (procedência duvidosa) ou TCC excessivamente alta (acima de 7000K).
    Não que baixa TCC seja ruim, mas é p/ BAIXOS níveis de iluminação, onde as cores passam a não ser tão bem vistas e baixa TCC fica mais agradável (luz de abajur em salas, outra "aquela luzinha bem fraquinha" p.ex.), destacando cores quentes. Baixa TCC com nível mais alto de iluminação fica terrível em aspecto.
    Desconsiderando iluminação "de efeito" específicas que é outro caso. Só pensando em iluminação normal.

    ResponderEliminar