2013/01/21

O teu MEO é Meu (e de Todos)


Enquanto alguns se entretêm a pesquisar moradas na ZON, a recente transformação do MEO parece ter vindo acompanhada de algumas alterações que poderão não ser do conhecimento dos seus clientes: nomeadamente a do facto dos "modems" MEO terem recebido uma actualização de firmware que faz com que se tornem automaticamente em hotspots PT WiFi.

Alguns dos nossos leitores e membros da mailing list já tinham revelado a sua surpresa quando, de um dia para o outro, viram uma nova rede WiFi aparecer em suas casas - e que curiosamente tinha a mesma força de sinal que a sua própria rede WiFi privada (e que desaparecia quando desligavam o seu router da tomada).

Entrando nas configurações do router MEO, é possível desligar a rede PT WiFi caso não pretendam partilhar a vossa largura de banda com "estranhos" (embora ainda esteja por determinar se essa utilização extra tem impacto na largura de banda do cliente ou se usa "banda extra"). Mas, temos também um relato que se torna mais intrigante: de um utilizador que descobriu que no seu router MEO (que está a usar unicamente como Modem) surgiu misteriosamente uma regra de reencaminhamento da porta 21 para o seu segundo router - que é o seu router principal.


Não acredito que alguém na MEO se tenha dado ao trabalho de andar a "investigar" o que se passa na rede dos clientes, sendo bem mais provável que - a ter tido origens externas - esta alteração tivesse sido tentada por um qualquer hacker ou ferramenta automático de aproveitamento de alguma vulnerabilidade nestes equipamentos. Mais provável ainda é que tal tenha sido feito de forma automática a partir da rede interna, (via UPNP talvez?)...

Seja como for, fica o alerta para que, quando usam equipamentos dos operadores e não querem ficar dependentes das suas "seguranças", podem sempre usá-los unicamente como modem e usar um router da vossa confiança como router principal a gerir a vossa rede caseira.

8 comentários:

  1. "Entrando nas configurações do router MEO, é possível desligar a rede PT WiFi caso "
    Infelizmente feita uma 1ª actualização, a seguir a PT faz uma outra actualização e retirou a opção de desligar a rede PTWIFI...
    Por ex, eu tive a sorte de conseguir desligar a opção e depois uns dias mais tardes retiraram o acesso à config do PT-Wifi... fiquei com endereço http://192.168.1.254/HotSpot.lp?be=0&l0=4&l1=1 mas agora ja nem sequer dá...ao menos nao tenho o PT-Wifi activo...

    "podem sempre usá-los unicamente como modem e usar um router da vossa confiança como router principal"
    Era bom isso no meo, infelizmente é bastante complicado, ou tenho draytek ou algo do genero ou entao com uma rom dd-wrt mas depois tem q se configurar de maneira a dar

    ResponderEliminar
  2. Essa informação está errada. O ip .253 é o ip de serviços do router. ao configurar-se uma impressora, ao colocar-se uma pen e aceder-se à mesma por dlna ou smb é sempre através do ip 253. esse portmapping vem por pré-definição e serve para usar o router como servidor ftp para wan.
    esse utilizador colocou o ip do 2ºrouter com o mesmo ip de serviços do router principal, na realidade ele não estava apontar para o 2 router, mas sim para o router meo. as entradas upnp são sempre dinâmicas e os portmapping são estáticos,logo é impossível aparecer entradas de upnp nessa página.

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que seja coincidência.
    Também tinha esse redirect (sendo que no meu caso o .253 da para lado nenhum), mas segundo me lembro, se tiver um disco USB ligado ao router é com esse IP que fica.

    Para além da porta 21 tinha também a porta 21800 a 21805 que são as que estão incluídas na app "FTP Server".


    Infelizmente queria passar a usar um FritzBox 7390 que tenho aqui, mas perco a TV. Enquanto eu não me importava por aí além, tenho 2 crianças e uma pessoa adulta que não gostariam muito da decisão... :)

    PS: Curiosamente não encontro segunda rede wireless...

    ResponderEliminar
  4. sim é coincidência. ao fazer-se reposição dos valores de fabrica, esse portmapping está lá.
    as portas 21800 a 21805 são do ftp passivo.

    ResponderEliminar
  5. Eu não notei nenhuma diferença. Não tenho nenhuma rede a mais das que já tinha...

    Será que foi só para alguns?

    A pt diz que essa ideia foi pensada mas não foi para a frente!

    ResponderEliminar
  6. A rede PT-WiFi não prejudica a largura de banda, pois cada host é limitado a 2Mbps downlink, estando limitado a 4 hosts (pelo menos que se consigam ligar).

    O IP .253 é para acesso FTP externo, caso a partilha de conteudos com disco ou pen USB esteja activa na gateway.

    Estas alterações melhoram o serviço, não têm intenção de prejudicar o cliente, apenas fornecer qualidade de serviço.

    ResponderEliminar
  7. Por essas e por outras, Draytek em 2ª mão e desactivo contas que são comuns a qualquer técnicozito da PT. Bem como serviços que não fazem falta nenhuma.
    https://ptsec.info/wp/
    Aqui encontram as dicas todas ;) Screw MEO techs...

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Tenho uma dúvida relacionada com esta questão.
    Estando o PT WIFI com a mesma força e canal da rede doméstica não está a degradar a qualidade de serviço? tendo em conta que estou num escritório com cerca de 15 equipamentos ligados por wireless entre PC's e dispositivos móveis?

    obrigado

    ResponderEliminar