2013/01/02

Pirataria no iOS sem Jailbreak


A luta contra a pirataria é algo que - penso já estar mais que demonstrado - é impossível ganhar. Muitas são as empresas que têm despejados milhões e milhões de dólares a tentar arranjar formas de a evitar... mas bastará olhar para os resultados para ver que o melhor seria não massacrarem os legais compradores com sistemas anti-cópia completamente absurdos e abusivos.

No iOS, com o encerramento do Installous, vários outros serviços estão a ganhar popularidade, e que permitem instalar Apps pirateadas nos iPhones e iPad... e até sem necessidade de jailbreak!

Serviços como o Zeusmos e Kuaiyong. Caricatamente, o Zeusmos (que foi criado por um rapaz de 15 anos) é um serviço que é gratuito nos equipamentos com jailbreak... mas é pago para ser usado num iOS "original". Ou seja, têm que pagar para usar Apps pirateadas!


Obviamente... antes de se sentirem tentados a usar qualquer um destes serviços, interessará relembrar que - tal como acontece em qualquer outro sistema - ao utilizarem uma App ou programa que vos chegue por vias duvidosas, estão a depositar a vossa confiança nesses "fornecedores". Portanto, se por vezes já somos confrontados com Apps infectadas com malware ou com segundas intenções nas app stores oficiais; imaginem o risco acrescido que estas Apps pirateadas representam.

Mesmo com a segurança acrescida de que no iOS não podemos ter Apps verdadeiramente a funcionar em background, não me parece difícil imaginar que haja formas de explorar vulnerabilidades ou funcionalidades - tal como certas Apps fazem, registando-se como apps de "navegação" para poderem realizar operações em background.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)