2013/01/11

Samsung anuncia Exynos 5 Octa-Core com big.LITTLE


Tal como já tinhamos antecipado em Novembro, a Samsung estava mesmo a prepara um mega-CPU octa-core, e que vai ser o Exynos 5.

Não se pense no entanto que é um octa-core comum, onde o mais provável seria que a maioria dos núcleos de processamente passassem a maioria do tempo desocupados. Este CPU utiliza a arquitectura big.LITTLE, que faz com que em vez de 8 cores idênticos, estejamos perante dois blocos de quatro-cores diferenciados: um de núcleos ARM Cortex-A15 para as situações em que é necessário o máximo desempenho, e outro de núcleos Cortex-A7 para operações mais modestas, com maior poupança de energia (a Samsung diz que podem chegar a poupar 70% face a um chip tradicional).


A nível do GPU, a Samsung também promete desempenho gráfico 2x superior ao máximo disponível até ao momento nos seus chips... e que bem será apreciado para os tablets de resoluções ultra-altas, como o Nexus 10 com os seus 2560x1600 (e, quem sabe... os tão falados ecrãs 4K que também se vão aproximando dos consumidores.)

Parece-me mais que certo que este será o chip que encontraremos dentro do futuro Galaxy S4. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)