2013/02/15

Asteróide DA14 vai Rasar a Terra Hoje


Vai ser já hoje (por volta das 19h40 em Portugal Continental) que vamos ter um visitante do espaço a passar uma "tangente" ao nosso planeta. O asteróide DA14, com 50 metros de diâmetro e 130 mil toneladas de massa, não vai chocar com a Terra mas irá passar bem perto de nós ficando apenas a 27.600km de distância. Uma distância que, para ser colocada em perspectiva é menor que a distância que nos separa da Lua... e até mesmo dos satélites geo-estacionários que temos em órbita!


Dizem as teorias que foi devido a um choque com um asteróide que cá estamos nós - com o evento que terá causado a extinção dos dinoassauros que dominaram o nosso planeta por milhões e milhões de anos, e assim abrindo a possibilidade para que novas espécies evoluíssem.

Vamos lá ver se um destes dias, não é a nossa vez de dar lugar a outra espécie neste nosso pequeno planeta onde a nossa raça nem sequer consegue viver em paz.


Se já aconteceu antes, será apenas uma questão de tempo até que volte a acontecer, e não faltam sinais de alerta, como estas impressionantes imagens de um meteorito a cair na Rússia.



Para quem quiser ver o DA14, em Portugal só ficará visível a partir das 20h, quando já se estiver a afastar do nosso planeta, podendo ser visto com um telescópio ou binóculos. Para os mais interessados, a partir das 21h poderão também dar um salto ao Observatório Astronómico de Lisboa que irá estar de portas abertas para quem quiser partilhar este evento.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos não tem relação com o asteróide que "rasou" a Terra.

    Mas um meteorito hoje "arrasou" bastante.

    http://www.publico.pt/mundo/noticia/meteorito-caiu-na-russia-1584556

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Seria mais assustador se referisses que vai passar a uma altitude menor do que o salto do Felix Baumgartner.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De 39km a 27 mil km, ainda vai um "bocadinho". :)

      Eliminar
  5. Bem, eu estou à espera de máquina fotográfica pronta. Aproveito, faço um jantar romântico com a minha cara metade e preparo-me para o que der e vier...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar