2013/02/11

BQ prepara Smartphone Aquaris



Com a chegada do bq Elcano, um tablet com 3G, alguns já poderiam antever que não faltasse muito para que a marca espanhola se aventurasse no segmento dos smartphones. Nas próximas semanas a bq deverá oficializar o seu primeiro smartphone: o bq Aquaris. (Actualização: está confirmado.)

Um smartphone que parece ter todos os argumentos para conquistar o mercado: ecrã de 4,5" QHD (960x540), CPU dual-core a 1Ghz, GPU PowerVR Series 5 SGX, 1GB de RAM, câmara de 8MP, espessura de 10.2mm, microSD, WiFi N, BT 4.0,  e... dual SIM.

Penso que o único ponto que poderia ter sido considerado era o abandono das teclas Android dedicadas (que poderiam ter ficado no ecrã), mas não será por isso que deixa de ser interessante. Aliás, o principal factor de interesse aparece quando olhamos para o preço. Se outros smartphones com características idênticas poderá haver no mercado, duvido que encontrem um que esteja disponível por apenas 180€.

É de mim, ou parece-me que a bq se prepara para ficar muito mais conhecida do público português?

19 comentários:

  1. Aqui por França, a marca francesa (mas made in China, claro) WIKO ja propõe algo do género!

    http://www.wikomobile.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho dois Wiko King e posso dizer que estou muito satisfeito pelo Preço-Qualidade. Como a bq a Wiko também pegou num modelo Chines e colocou a marca por cima.

      Este bq é um Amoi N821.

      Eliminar
  2. Dual core 1Ghz c/Dual Sim ... isso para mim é baseado em MTK6577 ;-) vou esperar por um baseado em MTK6589 (Quad-core).

    ResponderEliminar
  3. Equilibrado, a um bom preço e com ecrã IPS.
    Pelo que já tinha lido noutros locais, vem com 4GB de memória interna.

    Vamos lá ver a que preço chega à FNAC.

    Outra coisa que me agrada é o facto da BQ apesar de não ser muito rápida a lançar actualizações (aliás, nenhuma é), vai semper lançando qualquer coisa.

    Depois ao que parece este vem com stock rom, ou algo semelhante o que me agrada bastante, tendo em conta que podemos deixa os launchers proprietários de parte.

    BTW, este Aquarius, no papel, pouco fica a dever ao meu Galaxy Nexus.

    ResponderEliminar
  4. Eu até estava animado com o Elcano. Fui à Fnac para testar pessoalmente e fiquei tremendamente desiludido. É cheio de lags. As transições entre as páginas são horríveis. É bem grosso e o material da construção deixa muito a desejar. A textura da parte de traz é das piores que já vi. Uma pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A textura da parte de trás dos novos BQ, eu acho muito boa para não escorregar das mãos. para quem não pretende usar um capa protectora ainda melhor. E o material que a compõe esta muito bem equilibrado em qualidade/preço.

      Este é um dos pontos que mais gostei do que experimentei nos tablet BQ, dai ter respondido com a minha opinião.

      Eliminar
    2. É aquela coisa... Não gostei. Há materiais melhores para a mão não escorregar. Pareceu-me textura de roupa velha. Tinha o dinheiro na mão para comprá-lo. Vou esperar um pouco mais,

      Eliminar
  5. A minha grande questão... Android. Que Android vem? Sinceramente é uma coisa que me tem entristecido ultimamente e nem tem que ver com a google, mas sim com os fabricantes que despacham os telemóveis para o mercado e se esquecem automaticamente que os venderam. Como é possível que a grande fatia de telemóveis andróides ainda à venda ainda sejam Android 2.3? Eu tenho um Ascend G300 que mal comprei actualizei para ICS e ainda assim fico frustrado com o facto de não ter Jelly Bean... Tive de recorrer à comunidade online para chegar ao JB e só assim consegui ter o 4.2.1 a correr. Portanto, não é hardware, as marcas não querem saber... Será que a Bq mudará isso, ganhariam um cliente com toda a certeza.
    Desculpem o longo comentário mas sinto que não é uma questão que esteja a ser muito discutida. E obrigado pelo ótimo trabalho que têm feito com este site. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A BQ por norma lança actualizações de software, mas como todos os outros fabricantes, tarda e nem sempre chega.

      E quando à tua questão, ainda se vendem terminais com 2.3 pelo simples facto de não interessar, por enquanto, substituir os mesmos.
      No caso do Galaxy Gio, que foi sem dúvida uma das melhores jogadas da Samsung. Este ainda vende, apesar de se ver um pouco à rasca para aguentar com o 2.3 com TouchWiz. Nunca vai ter Android 4+ por vários motivos, entre eles specs e preço aos tempos que correm. Enquanto para a maior parte das pessoas, Android = Angry Birds as coisas vão continuar assim, até porque quem procura Androids abaixo dos 150€, não é certamente por desempenho, e aí há que saber equilibrar as coisas. E sim, o Android 2.3 é bastante estável, rápido e user-friendly. Ainda vai chegando para a maior parte dos users.

      Depois tudo é um negócio e há que fazer render o peixe. Sim, é triste que assim seja, mas a verdade é que provavelmente, na mesma situação, faríamos algo semelhante.

      Eliminar
  6. Com o TMN Smart a18 a 179,90 euros, só mesmo se precisam de dual sim é que este bq aquaris valerá a compra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não podes comparar um telemóvel bloqueado a uma rede, com outro desbloqueado e livre. ;)

      Eliminar
    2. Sim, confere.
      Aliás o BQ vem com os dois módulos SIM desbloqueados.

      Depois tendo em conta que o BQ vem com ecrã IPS, é dual-SIM, vem sem o lixo das APPs dos operadores, parece vir com stock-rom e tem o dobro da RAM, a menos que a sua qualidade de construção seja muito fraca (o que duvido), eu não pensaria duas vezes.

      Mas a ver vamos.

      Eliminar
    3. Compensa neste momento comprar um Tmn Smart A18? Seria uma boa compra? É um bom telemóvel? Estou muito inclinado a comprar um e gostaria sinceramente da opinião do Carlos Martins..

      Eliminar
    4. Pelo que tenho lido, parece ser uma opção interessante. Embora tenha algumas coisas que poderão ser críticas (ou não, dependendo das necessidades de cada um), como não ter câmara frontal.

      Eliminar
    5. BTW, já é possível efectuar a pré-reserva:
      http://www.bqreaders.com/pt/

      Eliminar
  7. http://store.bqreaders.com/pt/aquaris/
    Entrega a partir de 7 de Março (dizem eles)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/3/13 20:50

    Eu ate comprava... Mas a BQ está sempre a fazer update à gama do equipamento, o que me deixa com um pé atrás!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/3/13 20:50

    Eu até comprava! Mas fico com um pé atrás porque a BQ está semrpe a fazer o update da gama... E depois temos as ROM's...

    Fico curioso se funcionará o Ubuntu touch...

    ResponderEliminar