2013/02/27

Câmara Termográfica Holográfica vê para Além do Fumo e Chamas



As câmaras térmicas são uma valiosa ferramenta para os bombeiros encontrarem pessoas no meio de edifícios cheios de fumo e onde a visibilidade é nula; no entanto têm também um grave inconveniente... no caso de se existirem chamas, a imagem ficará saturada e inutilizável (de forma idêntica ao que acontece quando tentam tirar uma fotografia a algo com uma luz forte à frente). Mas a tecnologia está cá para resolver este tipo de coisa, e uns investigadores italianos resolveram aplicar uma solução holográfica a este problema.



Em vez de usarem uma câmara térmica com uma lente que foca a imagem, a solução foi tirar a lente e deixar que a câmara captasse a  radiação infravermelha reflectida "não-focada" (enviada por um laser de infravermelhos que consegue atravessar o fumo), e que depois de processada permite gerar uma imagem do que se encontra por trás da fontes de calor.

Impressionante, útil... e que poderá fazer antever que um dia destes tenhamos smartphones capazes de capturar imagens holográficas? Quem sabe... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)