2012/03/01

Exposição de Hologramas no Fantasporto


Para além dos filme, a 32ª edição do Fantasporto traz ao Rivoli uma curiosa e invulgar exposição de... hologramas. Uma exposição aberta ao público, e gratuita, e que se torna numa oportunidade a não perder para quem estiver por perto.

São vários os hologramas expostos, desde elementos abastractos e figuras geométricas, a "holo-fotos" de pessoas, como é o caso do ex-presidente Jorge Sampaio, aqui captado tridimensionalmente numa superfície 2D.

Mas... se pensam que isto é bom exemplo da holografia... esperem até ver o que vos reservo a seguir a este vídeo.





Ao contrário do 3D que temos nos filmes - e do qual tanto me queixo, salvo raras excepções - nos hologramas não temos o problema de estar a ver uma imagem pseudo-3D onde os olhos têm que estar focados sempre no mesmo plano.


Num holograma, temos uma perfeita representação de um cenário em 3D, sem necessidade de utilizar óculos especiais, e onde nos podemos movimentar (e onde cada espectador está a ver a cena pela sua própria perspectiva.)

E, para nos baralhar mesmo a cabeça... até é possível colocar-se um espelho que nos mostra reflexos de coisas no holograma que não poderiamos ver do nosso ponto de vista normal!

 [dentro daquela fina pelicula, todo o mundo nos aguarda ]

Coisa que é exemplarmente conseguida no holograma que aqui coloco em destaque, e que por si só faz com que a visita a esta exposição valha a pena.

Trata-se de uma cena captada num laboratório, e que ao contrário dos outros hologramas, se torna numa autêntica janela para outro mundo, sendo possível ver não só as coisas que estão próximas... como também coisas que estão 6 ou 7 metros "para dentro" (e para cima).

Já tinha visto muitos hologramas antes... mas nunca um com esta magnitude e definição.
Se tiverem oportunidade para vê-lo ao vivo, apreciem atentamente os elementos que lá estão, como as lentes de vidro que continuam a recriar os reflexos e distorções da imagem, tal e qual fossem reais.

Depois de ter visto este holograma, sem dúvida que fico a sonhar com um futuro onde seja possível termos ecrãs holográficos... pois isto é mesmo "do outro mundo"! :)

Ora espreitem o vídeo e digam-me se não é caso para tal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)