2013/02/21

Google complica a vida ao AdBlock Plus no Android


Os fãs do AdBlock Plus no Android irão ter mais dificuldades em usar este bloqueador de publicidade na web. O problema é que o Google decidiu bloquear o acesso à configuração dos proxys das ligações de rede nas versões Android mais recentes, e como este bloqueador faz o bloqueio usando um proxy no equipamento que serve de intermediário entre o browser e o servidor real, filtrando os conteúdos indesejados, torna-se impossível utilizá-lo sem proceder a algumas configurações manuais.

Sem dúvida que uma App poder alterar o proxy sem informar o utilizador é uma falha de segurança - uma app mal-intencionada poderia redireccionar o tráfego do utilizador para um servidor externo onde captasse informações sobre o utilizador -  mas... sendo o Android um sistema aberto e amigável às modificações, não teria feito mais sentido que quando uma App tentasse aceder a estas configurações mais sensíveis simplesmente apresentasse uma caixa de alerta perguntando se permitíamos essa modificação? Afinal... até ao Android 4.1.1 o Google não parecia estar muito preocupado com o facto das apps o poderem fazer.

Melhor ainda... que tal colocar no Chrome para Android uma opção de bloquear publicidade sem necessidade de extensões externas? Isso é que era de luxo. ;) (E não me refiro a bloquear os conteúdos em flash e outros, que isso já podemos fazer com relativa facilidade - pelo menos na versão desktop usando o Click to Play em todos os conteúdos "estranhos", que no entanto não apanham as publicidades em html normal).

4 comentários:

  1. Por falar em conteúdos. como é que se faz, se é que é possível, para ver conteudos flash nas versões mais recentes do Android? é frustrante em alguns sites ou mesmo dentro do facebook não se conseguirem ver grande parte dos videos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes download do adobe flash apk no xda, deve ser facil de achar, instalas e usas o browser nativo ou outro.

      Eliminar
  2. Há que lembrar que a Google mais que uma empresa de tecnologia é uma empresa de publicidade, portanto bloquear publicidade é retirar receita à empresa de Mountain View. Não há almoços grátis, se queremos um SO, serviços e apps gratuitos temos que dar em troca nossa privacidade e levarmos com toda a publicidade que a Google pode nos impingir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente é isto. O negócio do google é publicidade e o Chrome ou o Android são formas de dar continuidade a esse negócio

      Eliminar