2013/02/21

myIDkey - Pen USB Biométrica no Kickstarter


Um novo projecto chega ao Kickstarter, e com ambições de nos dar mais alguma paz e sossego no que diz respeito à nossa segurança digital: este myIDkey é uma Pen USB com leitor de impressões digitais.

Contento um pequeno ecrã OLED, esta pequena chave pode ler a vossa impressão digital, reconhecer a vossa voz para apresentar as passwords de serviços específicos, tem gestão online para que possam desactivá-la caso a percam, e conta até com alguns modos engraçados de segurança adicional, via bluetooth e até por sequências de toques feitos na chave.




O projecto está bem encaminhado e é praticamente certo que vá atingir o objectivo - acreditando-se que não hajam factores "extra" que depois se intrometam na sua realização, como pode sempre acontecer nestes projectos). Considerando o valor crescente que a nossa identidade digital tem, assim como a dos muitos serviços online que se utilizam (bancos, lojas, etc), não me parece difícil imaginar que muitas pessoas estejam dispostas a dar $99 pela segurança acrescida deste myIDkey... embora, também seja necessário relembrar que se poderá utilizar um qualquer smartphone e app de passwords para fazer algo idêntico (sem a parte biométrica) e por um valor inferior.

... Talvez este projecte inspire alguns desses serviços a caprichar um pouco mais nas suas Apps, oferecendo segurança biométrica por reconhecimento facial, voz, etc.

5 comentários:

  1. Já tenho uma pen que lê impressão digital e foi oferecida. Tem pub na tampa, mas custa 0. Não me parece grande inovação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bocado diferente... ecrã para ver as passwords, gestão online das mesmas, reconhecimento de voz, etc. :)

      Eliminar
    2. Sim, eu percebi. Estava a simplificar. Mas parece-me caro para o que faz. Além disso, não sei se quero as minhas passwords a aparecer num ecrã de uma pen :)

      Acho este projecto mais interessante: http://www.kickstarter.com/projects/1351910088/3doodler-the-worlds-first-3d-printing-pen

      Eliminar
  2. Também já por cá passou: http://abertoatedemadrugada.com/2013/02/3doodler-uma-caneta-para-desenhar-em-3d.html :)

    ResponderEliminar