2013/02/03

O Som de um Modem


Alguns nunca terão ouvido o chilrear digital de um modem, outros recordar-se-ão com enorme nostalgia desses tempos em que transferir alguns KB de dados era tarefa que nos obrigava a esperar pacientemente e olhar para um contador de dados a conta-gotas no ecrã... Mas de uma forma ou de outra, os Modems foram um prodígio da tecnologia que permitiu que os computadores falassem uns com os outros usando as linhas telefónicas.

Se nunca ouviram esta canção digitial, têm agora possibilidade disso:




Esta dissecação do som de um modem revela o quanto se passa por trás das cenas, de modo a que um modem se consiga entender com outro. (Podem clicar na imagem para a versão em grande com tudo discriminado).

O processo iniciava-se com a detecção do tom de linha, que indicava que se podia marcar o número de destino. Seguiam-se os tons DTMF que ainda hoje se ouvem em muitos equipamentos ao pressionar os números do telefone; e que - se o número fosse o correcto - era respondido com um tom de resposta do modem de destino.

Começava então o processo propriamente dito de ambos os modems se "entenderem" trocando repetidamente dados entre si e desactivando certos sistemas de cancelamento de eco que são aplicados às chamadas por voz; e passando também por testes à linha para saber quais as frequências e modulações mais adequadas para a mais rápida velocidade de ligação que ambos suportem.

Se tudo corresse bem, no final poderíamos estar ligados a outro computador, a uma BBS ou à Internet a velocidades fabulosas de 28.8KBaud ou até... uns estonteantes 56KBaud!

Para efeitos de simplicidade vamos assumir que "Kilobauds" são o mesmo que "Kilobits" (não são, isso por si só era tema para outro post), e verificar como seria navegar na internet a esta velocidade. Visitar o site do Aberto até de Madrugada pela primeira vez pode obrigar ao download de 2.5MB de dados. Ora, 2.5MB de dados a 56Kb/s faz com que tivessem que esperar... 6 minutos(!) para conseguirem abrir a página no browser! Faz-nos apreciar as ligações que temos actualmente, não? :)


2 comentários:

  1. Anónimo3/2/13 21:58

    Ainda fui utilizador a 37,9 KBaud durante cerca de 3 anos. Parece que foi ontem :]

    ResponderEliminar
  2. Eu diria "bons tempos". Mas não eram x)

    ResponderEliminar