2013/02/03

Vodafone Leva Rede às Alturas no The Shard


O The Shard é um dos mais recentes edifícios a elevar-se sobre a paisagem urbana londrina, e o mais alto arranha-céus da União Europeia com 310m de altura. Para a maioria das pessoas, a única coisa que gostarão de saber é que existem vários pisos panorâmicos (do 69 ao 72) que permitem uma visão desimpedida a 360º sobre a capital inglesa, e que num dia límpido (não que sejam frequentes por lá) permitem observar até 64km de distância (e têm à disposição telescópios digitais com realidade aumentada).

Mas, para os mais curiosos, a questão que me faz falar disto hoje é a necessidade de levar os sinais de telemóvel a estas alturas. As antenas das redes celulares estão optimizadas e concebidas para propagar os sinais mais próximo do solo - o que faz todo o sentido, pois é onde estão as pessoas e os telemóveis.

Assim que se passa os 100m de altura, a recepção de sinal degradar-se-á rapidamente... pelo que poderão imaginar o que aconteceria nestes pisos abertos ao público, a mais de 240m de altura.

A solução da Vodafone foi dar uso à fibra óptica para transportar os sinais de rádio (RF), e que permite montar mini-antenas de rede celular em cada piso do edifício para garantir a cobertura total sem problemas.

P.S. O primeiro leitor a visitar um destes pisos no The Shard e nos enviar uma fotografia a mostrar o logo do Aberto até de Madrugada nas alturas, recebe uma das nossas t-shirt oficiais. :)



[via Vodafone]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)