2013/02/01

Óculos do Google com Som por Vibração?


O Google poderá ainda não saber muito bem o que fazer com o Project Glass, mas parece que pelo menos a nível sonoro poderá dar uso a algo que evitará usar headphones na rua e que será imune ao ruído ambiente: a transmissão de som directamente por vibração no crânio.

A transmissão de som por vibrações transmitidas directamente por contacto em vez do método habitual de vibração do ar não é nova, mas poderá trazer algumas vantagens para um equipamento que se pretende usar continuamente e "socialmente". Não me parece que fosse atractivo estar a falar com outras pessoas e ter um auricular enfiado no ouvido - para além das questões de segurança na rua, etc.

Com o som a ser transmitido directamente sem "ocupar" a orelha... é algo que fica eliminado; e que com um pouco de sorte, poderá funcionar também no sentido inverso, para permitir uma melhor captação da nossa voz (para os comandos de voz) mesmo em ambientes ruidosos.

É certo que ainda muito haverá por fazer até que este tipo de equipamentos se torne: 1) disponível comercialmente; 2) acessível economicamente; 3) apetecível tecnologicamente; 4) prático de utilizar socialmente. Mas, para lá chegarmos é preciso dar um passo de cada vez... e ainda bem que temos uma empresa como o Google a apostar nisso. (E não me parece que outras grandes empresas estejam desatentas ao incrível potencial destes equipamentos que poderão tornar obsoletos os smartphones como os conhecemos.)

1 comentário: