2013/02/01

Um iPhone Plus de 5" e FullHD+?


iPhones mais baratos, mais pequenos, maiores... não há falta de rumores sobre tudo e mais alguma coisa que diga respeito à Apple. Mas o que é certo é que depois de a Apple se ter aventurado num iPad mini que anteriormente tinha "jurado" não fazer; e de ter feito crescer o ecrã do iPhone, que anteriormente também era visto como "perfeito"... acho que já todos perceberão que tudo é possível. Considerando a crescente (e bem sucedida) tendência que os smartphones têm tido para ecrãs cada vez maiores, será que se torna descabido imaginar que a Apple poderá preparar um iPhone com ecrã de 5"?




Se calhar não... e pela "matemática", um ecrã com a resolução retina do iPhone 5 actual (640 × 1136) feita com a densidade do esperado ecrã retina do futuro iPad mini permitiria criar um iPhone "Plus" com a resolução do actual mas com dimensão de 4.94".


Um tamanho que permitiria à Apple intrometer-se literalmente e fisicamente entre o Galaxy S3 e o Note II. No entanto, a resolução "retina" que em tempos foi pioneira no mercado, agora ficará bastante distante das resoluções FullHD que os novos equipamentos Android estão a oferecer nos equipamentos com ecrãs de 5". Será que a Apple poderia dar novo salto e (re)duplicar a resolução retina?

De 640x1136 passaríamos para 1280x2272 - valor bem mais próximo dos 1920x1080 Full HD da "concorrência". No entanto, isso obrigaria os developers a terem ainda mais trabalho, a preparar elementos gráficos para as Apps em resolução normal, retina, e retina HD - embore imagine que em muitos casos pudessem apenas fornecer os gráficos na máxima resolução e opcionalmente deixar que o iOS tratasse de reduzir a dimensão para os restantes ecrãs.

Seria também um factor "novidade" que poderia ajudar a ultrapassar o sentimento de "sempre a mesma coisa" que parece estar a começar a afectar os novos equipamentos da Apple. Não sei se este salto seria dado no iPhone 5S - o mais certo seria ser guardado para o iPhone "6" - mas considerando que a Apple já perdeu a vantagem de 1 ano ou mais que tinha de liderança sobre os concorrentes, a corrida agora obriga a um mais rápido desenvolvimento (que já se sentiu, com a actualização dos iPads com CPU mais rápido a meio do ciclo habitual).

Se os restantes fabricantes podem comercializar equipamentos com ecrãs FullHD, não me parece que a ideia deste iPhone "HD" seja assim tão ridícula ou impraticável tecnicamente. E vocês... que vos parece esta teoria?

3 comentários:

  1. Viva

    Seguindo a máxima:
    - Terá 70% de chance de dar (ainda mais) lucro? Sim?
    - Siga!!! Comecem a produção!

    PS: Já agora, instruam os produtores de calças a alargar os bolsos das mesmas, para que caibam lá os iDevices... ;)

    ResponderEliminar
  2. Não acho nada de descabido. Não é nada de novo da estratégia de produto da Apple. Tem macbooks de 11" até 17", tem Ipods desde o Shuffle ao Classic, já ten Ipads de 7,8 e 10 polegadas, porque não haveria de ter Iphones de diferentes tamanhos? Julgo que é apenas uma questão de tempo.

    ResponderEliminar
  3. Seria de esperar. Só vou é fartar-me de rir com os fanboys da maçã que abjuravam o Note 2 pelo seu tamanho a defender o precioso de 5''. Afinal de contas, para eles tudo o que não é feito pela Apple primeiro não é inovação para eles.

    ResponderEliminar