2013/02/01
Vodafone Oferece 4G no iPhone até Junho
Com os iPhones a funcionarem finalmente em 4G em Portugal, muitos utilizadores tiveram a desagradável surpresa de constatar que - lá por funcionar - não signfica que tenham acesso a essas velocidades.
Alguns operadores parecem tratar os dados de forma indiferente (penso que a Optimus o faz), em que os utilizadores usam sempre a melhor rede que estiver disponível (mesmo que as velocidades estejam limitadas de acordo com o tarifário); outros parecem estar interessados em manter os utilizadores no "3G" a não ser que paguem um aditivo ou plano de acesso ao LTE/4G. É esse o caso da Vodafone - que no entanto quer dar o "gostinho" aos actuais clientes, oferecendo o acesso à rede 4G sem qualquer custo adicional... até 30 de Junho.
Não sei qual será o caso da TMN, mas... estou a tentar recordar-me se quando chegou o "3G" os operadores aproveitaram a situação para fazer coisas idênticas. Tenho ideia que não: que o 3G ficou disponível e que qualquer pessoa podia simplesmente comprar um equipamento 3G para tirar partido da nova rede. Seria de esperar que com o 4G fosse o mesmo: que todos tivessem acesso às redes 4G - mesmo admitindo que, dependendo do plano/tarifário, estivessem sujeitos a velocidades diferenciadas.
No entanto, como já disse anteriormente, isto por enquanto é um ponto um pouco ridículo de discutir uma vez que a cobertura em 4G - por muito que o tentem negar - é sofrível: apenas nas grandes cidades e... "com sorte". O melhor que obtive no porto foi o que podem ver na imagem: 21Mbps/4.5Mbps. Velocidades que estariam perfeitamente ao alcance da tecnologia 3G existente.
Agora só falta mesmo que a Vodafone se lembre de actualizar os 600MB de tráfego mensal atribuídos ao plano best mais baixo, que deveria passar para 1GB, e subir o dos planos seguintes para 2 e 4GB respectivamente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Na TMN, na página dos tarifários para a internet móvel, na secção das notas tem escrito que "Todos os tarifários internetnotelemóvel são compatíveis com 4G."
ResponderEliminarO problema é que ainda há muito poucas pessoas com produtos com acesso 4G. Só daqui a 1 ou 2 anos quando o 4G for comum nos telemóveis, e não vendido como opção (veja-se o caso do Galaxy S3 e do Note2 que têm as duas opções à venda) é que as operadoras vão começar a dar real importância.
Além disso dava jeito reverem os tarifários e limites dos planos de dados existentes. Não entra na cabeça de ninguém pagar 16.50€ por mês (na TMN) para ter um limite de 1gb de tráfego. Isso é que é uma verdadeira galinha dos ovos de ouro para eles.
Não sei se será também o caso, mas lembro-me que quando foi para o 3G, para ter acesso tive de trocar de cartão SIM. O meu pai recebeu na semana passada uma carta da vodafone para trocar o cartão SIM para um compatível com 4G.
ResponderEliminarEstou com o iPhone 5, da Optimus, com uma assinatura com tráfego de dados normalíssima (por acaso é a mais barata, de €16,..). Dá perfeitamente o LTE onde há, se não houver passa para o 3G (se houver).
ResponderEliminarNão ouvi falar em vir a pagar-se mais ou ser preciso uma assinatura com condições especiais para o acesso ao LTE.
Quais as velocidades que atinges em 3G e em LTE?
EliminarNunca me lembrei de verificar, onde pudesse alternar entre LTE e 3G com sinal forte.
EliminarMas, como escrevi num comentário no post do link, a minha casa tem a particularidade de alternar (muda automaticamente) entre LTE fraco e 3G bastante forte, medido em tracinhos da força de ligação.
O resultado que obtive foi este, em Mb, de download e upload
- LTE (um tracinho): 17,4, 0,55
- 3G (todos): 3,70, 0,28
O LTE fraco é melhor que o 3G forte, mas de facto são precisas mais medições para confirmar.
http://abertoatedemadrugada.com/2013/01/iphone-5-ganha-4g-em-portugal-com-ios-61.html?m=1
Detectei o seguinte problema na rede LTE da Vodafone. O meu iphone 5 quando está com cobertura LTE, se alguém me tentar ligar, passa para 3g(procedimento normal, LTE não suporta comunicações de voz) e vai directamente para a caixa postal(o mesmo não acontece com a rede optimus). Já experimentei com outro iphone 5 e já troquei o cartão SIM, mas sem sucesso. Quem tiver iphone 5 com cobertura LTE, faça o teste e comente por favor.
ResponderEliminarMelhor teste de velocidade obtido com a app speednet foi 61,27Mbps de download e 23,69Mbps.
ResponderEliminarPessoalmente ainda entrarei nos próximos tempos em versões LTE (e se o telemovel já tiver, desligo para usar só GSM/3G) visto que o LTE a nível de telemóveis ainda tem pouco a oferecer: os chips LTE ainda consomem imensa energia, e (ainda) nao esta aprovada, tanto quanto sei, a versão com voz sobre LTE. Ora bem, para quê ter LTE num telemovel, se consome mais bateria, e se ainda nao podemos ter voz de alta qualidade sobre LTE? Alias, nem compreendo como o LTE foi implementado nao sendo a principal função de um telemovel (telefonar) suportada, obrigando futuramente a um update do software das Torres LTE... Dai que prefiro manter-me pelo GSM + EDGE durante o dia para ver emails, e quando realmente preciso de 3G ligo com apenas um botão. LTE só quando chegarem os novos chips de baixo consumo. Que é um excelente passo em frente nas velocidades, é :-)
ResponderEliminarO que acontece é que só a Optimus constriui a rede 4G na frequencia dos 1800 MHz, que é a que o iPhone 5 utiliza em LTE. Vdf e TMn construiuram rede na frequencia dos 2600 MHz. Por isso, só quem está a usar rede Optimus tem verdadeira cobertura 4G no iPhone 5. Quanto aos Android com LTE isto já não se verifica, mas no iPhone 5 a diferença é de ter e não ter 4G conforme o operador
ResponderEliminar