2013/02/01

ZTE vai Lançar Firefox OS na MWC?


Sabendo que não há tempo a perder, parece que a chegada ao mercado de equipamentos com Firefox OS está para mais breve do que se pensa. Pelo menos, é isso que se pode esperar do anúncio da ZTE de marcar um evento para 25 de Fevereiro.

Um evento onde ficaremos a conhecer o novo ZTE Grand Memo - um "monstro" com ecrã HD 1280x720 de 5.7", Snapdragon S4 Pro quad-core a 1.7Ghz, 2GB de RAM, câmara de 13MP, microSD, e apenas 8mm de espessura; e também um modelo com Firefox OS que demonstra que a Mozilla não quer cometer o erro do Ubuntu que diz que os seus Ubuntu Phones estarão ainda a um ano de distância.

Será a Mozilla capaz de atrair utilizadores e developers em direcção a um futuro mais aberto e "web-based" nos equipamentos móveis? Sinceramente... espero que sim; e o Android bem que poderia no futuro seguir igual tendência (afinal... já têm o Chrome OS, certo?)

3 comentários:

  1. Parabéns pelo teu blog, muito informativo!

    Qual é a tua opinião sobre o Ubuntu Phone OS? achas interessante e/ou viável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O conceito sem dúvida que é interessante. Mas, não me parece que tenha muitas hipóteses de sucesso (pelo menos nesta fase... e daqui por um ano, quando eles dizem começar a ter equipamentos... quem sabe como estarão as coisas?)

      Parece-me que algo do estilo do Firefox OS (ou Chrome OS adaptado a smartphones) será bem mais apetecível para quem se preocupar com o catálogo de coisas acumuladas/compradas a longo prazo.

      Se me perguntarem o que estarei a usar daqui por 10 ou 20 anos, não me arriscaria a dizer que seria iOS ou Android... mas não me assustaria dizer que ainda teremos a Web, por muito mais evoluida que esteja nessa altura. E nesse sentido, um "browser phone" parece-me uma aposta com muito mais futuro que qualquer outro que mantenha apps e conteúdos comprados "fechados" na propria plataforma.

      Eliminar
    2. A web como OS tem muito que se lhe diga...

      Precisa de um bom suporte offline, porque infelizmente ainda não á internet em todo lado.

      Mas o conceito de webapps é muito bom.

      Se ligarmos á internet a applicação pode verificar os ficheiros em cache e actualizar apenas os que tiverem actualização.

      Podendo ter actualizações dinamicas e app's muito mais pequenas.

      O android peca nesse aspecto, as applicações ocupão muito espaço pois uma applicação tem ficheiros duplicados como por exemplo a cache dalvik e as lib's ficam dentro do apk e na pasta data. Se bem que isso traz a vantagem de podermos reinstalar a applicação utilizando apenas o apk se algo correr mal com a mesma. Mas acho que era algo que podia ser melhorado.

      O que a Mozilla tem que investir bem, é na sua VM para que esta seja rápida e optimizada o suficiente para correr applicações e jogos.

      Eliminar