2013/02/10

Os Carros Futuristas da Ficção Científica


Talvez seja influência dos livros de banda desenhada, filmes e séries que vi na minha infância e juventude, mas o que é certo é que ainda hoje a ficção científica das décadas de 50, 60 e 70 (e também 80, mas aí já não considero "retro" ;P) têm em mim uma estranha atracção. E não deixa de ser interessante ver o que naquele tempo alguns designers imaginavam como futurista. Vejam-se estes automóveis futuristas de séries e filmes de ficção científica.



São autênticas obras de arte sobre rodas que, permitam-me dizer, têm muito mais personalidade e imaginação que muitas das criações mais recentes. Ora espreitem-se os Audi de "I, Robot" e o Lexus de "Minority Report":


Atractivos sim, mas também bastante semelhantes e incaracterísticos.

A ter que escolher um automóvel da ficção que me tenha marcado na juventude... bem... assim de repente lembro-me de quatro: o inconfundível DeLorean de Regresso ao Futuro; o carro nave espacial do The Last Starfighter; o Lamborghini digitalizado do Automan; e o Lotus Esprit subaquático do 007.



E vocês, que veículos futuristas guardam na memória da vossa juventude?

P.S. Será que posso incluir também os pequenos buggys lunares de 6 rodas do Espaço 1999? :)


2 comentários:

  1. como é óbvio, o de aço inox sai sempre vencedor...

    ResponderEliminar
  2. O KITT.
    Confesso que quando quando experimentei o Focus a empurrar-me para a estrada quando pisava o risco, a estacionar sozinho e a perceber alguns comandos de voz, me lembrei desta reliquia televisiva.
    (Pena não ter Turbo Boost)

    ResponderEliminar