2013/02/10

As Ondas Gigantes da Nazaré


Não é a primeira vez que Nazaré anda na boca do mundo devido às suas ondas, mas agora volta a estar novamente em destaque devido (outra vez) a Garrett McNamara, que depois de lá ter batido o recorde em 2011 de surfar a maior onda de sempre, superou a proeza neste início de 2013.

... Para quem não sabe do que estou a falar, nada como ver as imagens impressionantes destas paredes de água que superam os 30 metros de altura:




Mas então, sendo Portugal um país virado para o mar, porque não temos destas ondas em toda a nossa costa? (Havia de ser bonito!)

O que se passa é que Nazaré está numa posição estratégica, em frente a um gigantesco "canyon" submarino que serve como funil amplificador que canaliza a força das ondas para criar estas monstruosidades que atraem os surfistas mais destemidos. Destemidos, mas não só. Surfar estas paredes de água obriga a treino e preparação especial, pois quando as coisas não correm bem, sujeitam-se a levar com toda aquela água em cima - e por isso, ter uma boa capacidade de suster a respiração é requisito fundamental e indispensável (surfistas como McNamara conseguem fazê-lo durante mais de dois minutos).

Portanto, se estiverem a pensar aventurar-se... é melhor começarem a treinar.




4 comentários:

  1. Qualquer dia ainda cá fazem o "remake" do Point Break ;)

    ResponderEliminar
  2. Ainda ontem à noite tive na Nazaré perto do farol. Gosto quando algo perto de mim, sou de Alcobaça, é tão valorizado e aparece em todo lado :-P Quando era pequeno o meu pai costumava leve-me ao domingo ver as ondas a rebentar no farol.
    É algo espetacular.

    ResponderEliminar
  3. Ainda ontem à noite tive na Nazaré perto do farol. Gosto quando algo perto de mim, sou de Alcobaça, é tão valorizado e aparece em todo lado :-P Quando era pequeno o meu pai costumava leve-me ao domingo ver as ondas a rebentar no farol.
    É algo espetacular.

    ResponderEliminar
  4. Para além do treino, convém mencionar a equipa que o assiste desde uma (neste caso eram mais do que uma) moto de água e condutor, equipe em costa todos eles comunicando entre si!
    Convém também mencionar que havia mais gente dentro de água a fazer o mesmo, que infelizmente parece não ser digno do tempo de antena das nossas notícias, e mais importante que houve uns tolinhos que entraram dentro de água sem mota de água, sem equipa em costa e sem comunicações há já uns anos para fazer o mesmo.(http://goo.gl/jPjLC)
    Desde então tem sido organizado o Nazaré Sumol Special Edition(http://goo.gl/wNHCV) que em 2007 teve o seu momento alto com ondas grandes (pequenas comparativamente) e onde o segundo classificado Pierre L. Costes (que vive por terras lusas) acabou por ser campeão mundial em 2011.

    ResponderEliminar