2013/02/16

Os Resultados Censurados do Quora



Pensava que já nos tínhamos distanciado dos tempos em que alguns sites obrigavam a registos ou pagamentos para poder ver as suas páginas (lembro-me do Experts-Exchange, que posteriormente foi tornado obsoleto pelo surgimento do Stack Overflow). Mas o que é certo é que o Quora está a entrar por esse caminho... e deixem-me que vos diga que é algo que continua a ser tão irritante que o seu efeito pode acabar por ser o oposto ao esperado.

É que quando se visita o site do Quora para ver uma resposta, a partir de um iPhone por exemplo, somos primeiro confrontados com o chato aviso de "ver na App" (mas que ainda se poderia compreender - e sempre é melhor do que nos atirar para uma página mobile genérica perdendo o link do assunto que queríamos ver), mas o que vem de seguida é muito mais grave: uma mensagem que avisa que para se poderem ver todas as respostas teremos obrigatoriamente que usar a App.

O mais absurdo mesmo, é saber que a página com todo o conteúdo que queremos ver foi carregada, e as repostas estão lá - só que ficam escondidas! (Ou seja, o tráfego continua a ser gasto, mas depois não podem ver aquilo que já está no vosso equipamento).

O intuito do Quora é fazer com que mais pessoas participem, fazendo perguntas e dando repostas - mas não me parece que esta seja a forma ideal de o fazer. Já por várias vezes passei por perguntas curiosas que gostava de ver a resposta... mas quando lá chego e dou de caras com os resultados censurados (até num browser desktop já me aconteceu ter apenas a primeira resposta visível e depois as outras "desfocadas"), aquilo que faço é precisamente o oposto do que eles esperariam: em vez de fazer o login para ter acesso aos conteúdos, fecho a janela e sigo em frente... que é mais simples - e aposto que não serei o único.

Haverá muitas formas de incentivar as pessoas a participar num site comunitário. Obrigar que o façam não será certamente a melhor - mesmo quando há alguns truques que permitem ultrapassar esta censura, como por exemplo adicionar o "?share=1" no final do url.

Adeus Quora, até parecias ser interessante... mas assim não dá.

3 comentários:

  1. Eu também já descartei os resultados do Quora pela mesma razão

    ResponderEliminar
  2. Procuro passar bem longe desse tipo de site!

    ResponderEliminar
  3. Há uma resposta para esses sites chama-se bugmenot

    ResponderEliminar