2013/02/24

Refund.me - Recebe Dinheiro Pelos Voos Atrasados


Há quem diga que tempo é dinheiro, mas para mim, mais importante que isso é mesmo o facto do tempo desperdiçado ser tempo que nunca mais pode ser recuperado. Se a nossa sociedade tem muitos maus exemplos do desperdício de tempo que passou a considerar normal (o tempo desperdiçado diariamente em filas de trânsito, à espera de transportes públicos que nunca cumprem os horários, etc.) temos outras áreas onde esses possíveis atrasos estão regulamentados segundo normas comunitárias, como é o caso dos voos.

Voos cancelados, atrasados, ou "overbooked" podem dar direito a indemnizações até 600€ - e numa altura em que (ainda mais) portugueses começam a aventurar-se no estrangeiro, poderão gostar de saber que há um site, e apps, que vos podem facilitar o processo de reclamação e de fazerem valer os vossos direitos: o refund.me.

O processo é bastante simples e basta introduzirem o número do vosso voo para rapidamente saberem se terão possibilidades de ser compensados pelo vosso incómodo e tempo desperdiçado. Sem dúvida que é uma ideia interessante, e interessa referir que o processo é completamente gratuito - sendo que apenas terão que pagar 25% de comissão do valor que eventualmente receberem (no caso de não receberem nada não pagarão nada). A taxa de sucesso das reclamações processadas através do refund.me tem sido de 90%, o que mostra que a coisa funciona, mas não posso deixar de considerar todo o processo um pouco... estranho. Afinal, se há normas e regulamentos que gerem estas coisas, num mundo "perfeito" não deveriam ser as próprias companhias aéreas a ter a iniciativa de compensarem imediatamente os passageiros, sem necessidade de reclamações ou de se terem que utilizar destes serviços?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)