2013/02/19

Smartphone para Séniores da Fujitsu


Ainda hoje falávamos do OneCare-Safe da Optimus, e eis que outro smartphone chega à Europa vocacionado para o mercado sénior. A Fujitsu tem bastantes modelos "topo-de-gama" no Oriente que muitos gostariam de ver chegar ao Ocidente; mas no entanto a marca vai regressar à Europa com o Stylistic S01.

Este modelo foi especialmente concebido para os utilizadores com idade mais avançada, oferecendo um interface simplificado e com icons e textos de maior dimensão para facilitar a leitura.

Não posso dizer que seja uma má aposta. A Europa é cada vez mais um continente envelhecido, e quer as pessoas gostem de ser lembradas disso ou não, a sua idade avança e chegará um tempo em que as suas capacidades poderão não estar à altura daquilo que gostariam. Será que alguém com dificuldade em ver se sentirá atraído por um smartphone com ecrã FullHD onde os textos são apresentados em resolução minúscula? (Claro que o verdadeiro problema não estará na resolução do ecrã, mas sim na forma como os interfaces são apresentados... Eventualmente, lá chegaremos ao tempo que sistemas como o Android e iOS tenham modos "sénior" de funcionamento - a par das funcionalidades de acessibilidade que já têm.)

Da forma que as coisas estão (bastará olhar para os números da natalidade na Europa na última década) acho que nos podemos mentalizar para que mais e mais tecnologia comece a ser vocacionada para o segmento "sénior" da população - algo que até pode ser desejável (afinal a tecnologia deve ser para todos, e especialmente para auxiliar quem tiver mais dificuldades - mas espero que tal não signifique que se deva deixar de apostar na renovação da população, com toda a inovação e novas tecnologias que poderão ser desenvolvidas.


Sabendo que temos leitores "dos 8 aos 80", haverá por aí algumas pessoas que já tenham sido obrigadas a modificar algumas das formas como utilizam os smartphones e tablets devido aos problemas da idade? Quais as principais dificuldades que sentem, e quais as críticas que fazem aos dispositivos actuais?


1 comentário:

  1. Confesso que já tive essa experiência com galaxy gio que foi dado à minha mãe. Instalei a app "Phonotto" e melhorou um pouco mas mesmo assim ainda tinha muitas dificuldades na visualização.
    Parece-me uma excelente aposta, claro que o preço tem que ser convidativo para se fazer a troca dos nokias mais simples que são normalmente os de eleição para as faixas etárias mais velhas.

    ResponderEliminar