2013/03/15

App do Facebook para Android liberta-se do Google Play


Uma das vantagens das plataformas como o iOS e Android (e outras), é o facto de centralizarem o proceso de instalação e actualização das apps. Hoje em dia parece incrível como em tempos eram os utilizadores que se tinham que preocupar em ver se teria havido uma actualização de um programa que usavam, desinstalar o actual, reinstalar a nova versão, etc.

No entanto, parece que o Facebook não está contente com isto, e fez uma actualização da sua App para Android que permite que a mesma se possa actualizar directamente sem passar pelo Google Play. Uma actualização que já está a ser feita directamente pelo Facebook, mas que daqui para a frente poderá ser feita mesmo sem o vosso conhecimento (silent installs).

Por princípio, este tipo de actualizações é bem vinda (é o que o próprio Google faz no seu browser Chrome nos desktops), fazendo com que mesmo os utilizadores mais distraídos tenham o programa sempre actualizado. Mas no Android, onde a questão das actualizações já está tão bem estabelecida, e onde os utilizadores têm a possibilidade de permitir que as apps façam automaticamente as actualizações sem terem que se chatear com isso... não compreendo porque motivo o Facebook terá feito isto.

... Se quisesse atirar teorias da conspiração para o ar, diria que este é mais um passo que parece indicar que o Facebook se prepara para querer dominar a plataforma Android, e concretizar a ideia dos "Facebook Phones". Com a sua App a ficar "consciente", e a ser capaz de gerir o seu funcionamento (e do equipamento) sem depender do Play, para todos os efeitos fica a faltar muito pouco para termos os ditos "Facebook Phones"... em qualquer Android.

5 comentários:

  1. Está a chegar a altura de desinstalar o Facebook do meu GNex.

    ResponderEliminar
  2. Eu não gostei nada da atitude, pois comeu-me tráfego 3G precioso, sem me perguntar. O whats app fez a mesma coisa...

    É que no Play, eu escolho transferir só por Wifi, e neste caso não fui ouvido nem achado, foi logo a sacar com 3G.

    Irritante...

    ResponderEliminar
  3. é usar o fb no browser e mais nada :)
    afinal a app come muitos mgs da memória.....

    ResponderEliminar
  4. eu não tenho muitas apps instaladas - e até poderia ter! - mas eu gosto de verificar uma por uma quais são as novidades/correcões que cadsa app faz em cada update, por isso meu opt out em actualização automatica de actualizações para não surgirem coisas/comportamentos estranhos na aplicações. Mais, tem actualizações que às vezes eu pura e simplesmente nem actualizo...

    ResponderEliminar
  5. Há laternativas à pp do facebook.... eu tenho o Flipster, não é muito pesado, dá p'ra ver as coisas e mandar uns likes aqui e ali, postar umas coisas e afins... dá p'ro gasto... e ah... tem o holo interface

    ResponderEliminar