2013/03/20

Investigadores criam implante Wireless de Análise ao Sangue


Numa altura em que muitas pessoas estão aderir ao tracking das actividades físicas, investigadores criaram um implante de tamanho minúsculo que pode detectar praticamente todo o tipo de substâncias que se queiram detectar no sangue, e enviar essa informação directamente para o computador do médico (através de comunicação bluetooth e do vosso smartphone).

O implante mede apenas 14mm de comprimento e é alimentado externamente por uma pequena bateria que transmite a electricidade sem fios que ele necessita para operar. Este autêntico micro-laboratório de análises e tem a capacidade para detectar até cinco proteínas ou compostos orgânicos simultaneamente (sendo possível escolher quais através da utilização de enzimas apropriadas para o efeito). O único elemento que ainda faz com que o implante tenha que ser substituído é precisamente a longevidade destas enzimas de detecção, que duram apenas cerca de 45 dias - mas considerando-se o tamanho bastante reduzido do implante esse incómodo também é minimizado.

Embora as primeiras aplicações sejam obviamente no campo da medicina clínica e de pacientes de risco, já estou a imaginar que daqui por uns anos este tipo de coisa se torne "comum" como forma de monitorizar a nossa saúde, tal como actualmente se usa o smartphone para saber que distância corremos, ou para manter o registo do nosso peso. No entanto, ainda teremos que esperar um pouco, já que este implante ainda está em fase de protótipo e os investigadores prevêem que só daqui por três ou quatro anos é que estará pronto para ser comercializado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)