2013/03/04
MIT Desenvolve Chip que vai Melhorar Fotos de Smartphones
A corrida aos megapixeis parece estar prestes a terminar, com os consumidores a aperceberem-se que mais que o número de pixeis existentes numa imagem, o que mais importa é mesmo a sua qualidade. E é por isso mesmo que estudos como este agora feito pelo MIT (e financiado pela Foxconn), que nos apresentam chips de processamento de imagem que irão garantir que as fotografias - e eventualmente vídeos - captados pelos nossos smartphones serão cada vez melhores.
Este chip agora desenvolvido permite captar imagens graças a técnicas como o HDR, e a filtragem inteligente dos pixeis com "ruido" (que aparecem ao se tirarem fotos com baixa luminosidade) - mas aqui utilizando um sistema que não afecta a nitidez das partes da imagem com contraste suficiente.
Estes processamentos podem ser feitos por software usando o CPU do smartphone, mas à medida que as resoluções sobem (já temos sensores de 13MP nalguns smartphones), esse processamento fica também mais demorado e consumidor de energia. Usando este chip, todo o processo passa a poder ser feito em tempo real e gastando menos energia. Processar uma imagem HDR a partir de três capturas a 10MP é algo que o chip pode fazer em poucos décimos de segundo - enquanto que se fosse feito usando o CPU, poderia demorar um segundo ou mais.
Agora é só esperar que este chip comece a ser integrado nos equipamentos, ou mais provavelmente, integrado dentro dos próprios SoC (System-on-Chip) que são utilizados nos smartphones actuais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)