2013/03/07

Os URL Schemes no iOS


Se são utilizadores do iOS, certamente já terão ficado intrigados quando encontram Apps que "por magia" são capazes de realizar algumas funções noutras apps. Mas o que certamente gostarão ainda mais de saber, é que também vocês podem fazer coisas idênticos, graças aos URL Schemes.

Uma vez que cada App no iOS funciona de forma isolada de todas as outras, o processo pelo qual podem comunicar passar pelo registo de diferentes "protocolos" que podem ser acedidos através de um URL. Ou seja, tal como o "http://" informa o browser de que irá comunicar com um servidor HTTP, diferentes apps registarão diferentes esquemas para que outros programas possam comunicar com elas.

Por exemplo, se clicarem num link que aponte para "facetime://00123456789", o vosso iPhone irá fazer uma chamada via Facetime para o número indicado. (Anteriormente, até era possível activar/desactivar automaticamente definições do sistema, como ligar o Airplane mode com algo como "prefs:root=AIRPLANE_MODE", mas infelizmente a Apple deixou de suportar essas funcionalidades).

Mas felizmente, não faltam apps que permitem aceder às suas funções via URL Schemes, como por exemplo, no caso de quererem enviar uma mensagem para o Twitter:
(No caso de usarem o Echofon também têm comandos disponíveis.)

Quando associado a um programa que facilite a criação de botões, como este Quick button, as possibilidade tornam-se ainda mais interessantes: pois facilmente podemos criar "botões" que façam chamadas para os contactos mais frequentes, enviar mensagens pré-definidas, etc. etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)