2013/03/30

Rostos Realistas em CGI em Tempo-Real


Já que hoje estamos numa de mostrar o que as actuais placas gráficas permitem fazer, vamos subir a parada e ver o que é possível fazer-se numa das mais difíceis áreas de reproduzir: a modelação e animação de um rosto humano.

Esta demonstração da Activision, que pode correr até num computador já com alguns anos, mostra que já é perfeitamente possível termos "avatars" (nossas representações digitais) com uma fidelidade que... parece real! Para além das óbvias aplicações a nível dos jogos e filmes digitais, que poderão ser completamente interactivos, podemos também imaginar até que seja possível termos um nosso assistente digital virtual que poderá fazer videochamadas por nós, ou muitas outras coisas que... por agora nem conseguiremos imaginar.

Ainda no outro dia falávamos do uncanny valley... mas com este vídeo fica demonstrado que já o ultrapassámos! Venham de lá os jogos que dão uso a esta tecnologia (e que veremos certamente em acção nas consolas da próxima geração).

1 comentário:

  1. Hoje o Carlos acordou voltado para os gráficos :)
    Devo dizer que está muito bom o resultado, parece verdadeiramente real.
    Algo que tem ficado para trás nos avanços, e nota-se em jogos e tal, é a boca. O sincronismo e os detalhes. Neste vídeo também se nota. Se ele estiver caladinho, é difícil distinguir se é real ou não.
    Agora, pra quem teve a jogar com quadradinho no zx spectrum, lol, está muito bom.

    ResponderEliminar