2013/03/31

Testa o teu Site com o Pingdom


Uma das coisas com que não tenho (nem quero) com que me preocupar, é a administração e manutenção de um servidor na internet. No entanto, para os que optam por o fazer, receber alertas de quando alguma coisa corre mal é algo que se torna essencial. Para isso podem recorrer a serviços como este Pingdom, que para além de nos permitir analisar o tempo de carregamento de uma página, e sugerir modificações para o melhorar, fornece também serviços de monitorização contínua.

Na sua vertente gratuita podem apenas monitorizar um site (e um crédito para 20 SMS de alerta), mas já será suficiente para muitos projectos "caseiros" ou de pequena dimensão onde não se justifique estar já a pagar por um serviço deste tipo - ou que não sejam críticos.


O seu funcionamento é extremamente simples, basta introduzirem o endereço do site a monitorizar, e a frequência com que deverão ser feitos os testes (por exemplo, a cada 5 minutos). E para além dos resultados irem sendo guardados para nos dar um relatório completo sobre a evolução do comportamento ao longo do tempo (se os tempos de respostas estão a ficar mais lentos; se a página ficou com um tamanho fora do habitual; etc) em caso de detectar que o site está "em baixo", enviar-vos-á um alerta, via email, SMS, twitter, ou usando as suas Apps para iOS e Android.

2 comentários:

  1. Uso há vários anos, ainda recebo mensagens de sites que já não estão nas minhas mãos. Certo é, que por vezes, é um serviço que dá muito jeito.

    ResponderEliminar
  2. Sem querer estar a fazer publicidade, mas fazendo, um serviço alternativo e mais simples é o SiteLog ( https://siteloghq.com ). É da mesma empresa que desenvolveu o visualCaptcha ( http://abertoatedemadrugada.com/2012/10/visual-captcha-acaba-com-as-letras.html )

    ResponderEliminar